Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
marcelomachado
New Contributor III

Expressão para cálculo de média considerando apenas mês válido...

Boa tarde Pessoal,

Tenho uma tabela dinâmica onde é apresentado através de uma dimensão calculada a quantidade média por produto num ano considerando apenas os meses que este produto apresentou vendas, com a expressão abaixo consigo a média dos produtos, porém considera sempre 12 meses para calculo quando há algum produto que está presente nos 12 meses.

=Num(round(Aggr(sum({$<Ano={$(=Max(Ano))}>} Quant)/count({$<Ano={$(=Max(Ano))}>}  Distinct Mês),Produtos)),'#.###.###; (#.###.###)')

Conforme o exemplo abaixo:

Mês JANFEVMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTNOVDEZTotal
ProdutosQT MÉDIADeveria serUND.UND.UND.UND.UND.UND.UND.UND.UND.UND.UND.UND.UND.
Produto 121.58421.58420.12516.36028.45514.72310.11024.81628.04520.75423.63324.36823.25024.373259.012
Produto 28681.737 (total / 6 meses)5048451.178928364106 1.3651.2971.5214641.84910.421
Produto 33.6393.6392.8912.9884.1064.1043.5733.2203.0693.6834.3373.8333.5544.30843.666

Alguém tem alguma dica de onde está o meu erro?

Grato,

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
cesaraccardi
Valued Contributor

Re: Expressão para cálculo de média considerando apenas mês válido...

Ola Marcelo,

Se voce colocar somente o count distinct dentro da funcao Aggr(), qual numero esta retornando?

=Aggr(count({$<Ano={$(=Max(Ano))}>}  Distinct Mês),Produtos)

Se esta retornando 1 eu acredito que talvez seja por causa da dimensao Mes, se for este o caso tente alterar a ordem das dimensoes pra ver se o valor altera.

Abracos,

Cesar

11 Replies
cesaraccardi
Valued Contributor

Ola Marcelo,

Se voce colocar somente o count distinct dentro da funcao Aggr(), qual numero esta retornando?

=Aggr(count({$<Ano={$(=Max(Ano))}>}  Distinct Mês),Produtos)

Se esta retornando 1 eu acredito que talvez seja por causa da dimensao Mes, se for este o caso tente alterar a ordem das dimensoes pra ver se o valor altera.

Abracos,

Cesar

marcelomachado
New Contributor III

Olá Cesar,

Realmente muito estranho, pois algumas linhas (Produtos) da tabela aparece a contagem de mês correta e em outras linhas totaliza 12 quando seleciono um ano cheio.

Pode enviar um modelo de seus dados?

cesaraccardi
Valued Contributor

Certo, eu acredito que como voce esta usando a funcao Aggr por Produtos o que acontece que quando nao houver vendar para um determinado produto em um determinado Mes o retorno sera diferente de 12.

cesaraccardi
Valued Contributor

Experimente substituir o campo Produtos por Ano por exemplo, eu acho que deve funcionar.

cesaraccardi
Valued Contributor

Outro detalhe.... talvez voce precise ignorar o campo Produtos no sum de Quant para compensar a mudanca na funcao Aggr:

sum({$<Ano={$(=Max(Ano))},Produtos=>} Quant)

marcelomachado
New Contributor III

César, solucionei o problema no próprio script, pois o campo mês era referenciado a varias tabelas o que sujava as informações, criei um novo através do script considerando somente notas fiscais o que corrigiu meu problema.

Muito grato pela ajuda.

cesaraccardi
Valued Contributor

Beleza Macelo,

Melhor ainda.

Abraços

MVP
MVP

Já conseguiu a resposta? Se sim, escolha uma e marque como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter a comunidade organizada

Have fun, be Qlik