Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Fazendo uma Análise de Vendas

Boa tarde, Senhores, adianto que até o momento não consegui fazer nenhum exemplo que funcione para anexar vou tentar ser o mais breve possível.

Recurso: Envio de promoções de produtos via SMS;

Necessidade: Saber o quanto de um produto X vendeu após o envio do SMS, comparando com o movimento anterior.

Tabelas: tab_Venda e tab_Cadastro_SMS;

Período da Análise: 30 dias anteriores ao envio do SMS

Campos Básicos: Código do Produto, Loja, Data, Valor_Venda.

Temos um sistema de SMS, a grosso modo, queremos saber quanto um produto X vendia 30 dias antes (ou período selecionado)  de ser enviado por SMS, e qual foi o faturamento após o envio do SMS.

Logicamente basta igualar os produtos com data de venda inferior a 30 dias, porém o cadastro do SMS esta em excel e não consegui fazer esta condição via script. Acredito que o Script seja mais rápido para o usuário do que trabalhar com SetAnalysis, pela quantidade de informações.

O que vocês me sugerem?

Labels (3)
10 Replies
nicolett_yuri

Hamilton, envie um modelo dos seus dados para entendermos melhor a situação.

Eu acho melhor fazer essa tratativa via script, ao invés de tentar bolar uma expressão com set analysis.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Hamilton,

  O problema me parece mais de negócio do que técnico. Se quiseres podemos falar inbox e discutir uma solução, pois já trabalhei com um problema semelhante.

Abraço,

Pablo

guilherme_olive
Partner - Creator
Partner - Creator

Hamilton,

Fiz um modelo muito simples com Load Inline.

Veja se ele pode te ajudar de alguma forma.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Segue um exemplo Bem simplificado.

Tenho alguns dados no banco original, onde eu quero ligar o cliente por CPF, clientes novos, clientes antigos, enfim, acredito que com este exemplo eu consiga uma base para começar a trabalhar.

De primeiro momento fiz com setanalysis, mas como falei, gostaria de criar diretamente no script.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Guilherme, obrigado pelo empenho em fazer o exemplo.

Esta semelhante ao meu resultado até agora, como eu disse, gostaria de tentar não usar setanalysis, porém a sua maneira funciona.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Muito obrigado pela ajuda pablolabbe‌.

Mandei convite

guilherme_olive
Partner - Creator
Partner - Creator

Hamilton,

Qual o resultado que você quer no Script ?

Pelo exemplo que você passou não existe a necessidade de SetAnalysis na expressão da tabela, pois o indicativo da data do SMS é visual (no caso a data em vermelho), assim o usuário sabe quando o SMS foi enviado.

O calculo da venda será sempre o mesmo SUM(venda). O soma do campo de venda não vai mudar com base na data do envio do SMS, a data de envio do SMS é apenas um parâmetro para o usuário visualizar.

Pelo menos foi isso que eu entendi com seu exemplo. Se estiver errado me desculpa.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Guilherme,

O resultado que eu quero no Script é basicamente o mesmo, porém todo o filtro que fiz no exemplo foi baseado no setanalysis para facilitar a visualização para o usuário.

No momento posterior, eu vou querer ampliar esta análise como ticket médio por CPF, por Cupom, Venda TOTAL do CPF e assim por diante.

Se eu conseguir consolidar estas informações no script é muito mais fácil para extrair os próximos dados.

Outra coisa é que, temos mais de 60 milhoes de registros, imagine carregar tudo isso na tabela para o setanalysis? vai demorar um bocado hehe.

Consegui explicar?

guilherme_olive
Partner - Creator
Partner - Creator

Hamilton,

Como eu disse. Não precisa do SetAnalysis. Se você fizer apenas um Sum(valor) já vai ter o resultado do calculo.

O que você precisa é apenas a indicação visual (data colorida) para separar antes e depois do SMS.

Veja o calculo que eu fiz ao lado do calculo que você fez. O resultado é o mesmo. Não precisa de SetAnalysis para calcular.

Precisa apenas de uma expressão para definir a cor da data.

Olhando para o seu exemplo.

234308.png

Agora se você quer separar os valores  valor_antes e valor_depois igual eu fiz via SetAnalysis, aí sim podemos considerar algo no Script com novos campos.