Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Filtrar o que aparece em uma lista de pesquisa

Conforme anexo, eu carrego uma lista com vários registros, porém, gostaria de filtrar alguns deles, para não carregar todos.

Por exemplo:

Tenho fabricante de veículos - Volkswagen, Fiat e Chevrolet, mas como filtrar para não carregar na lista o fabricante Volkswagen, por exemplo?

(Filtrar na base não resolve)

Tentei algumas condicionais aqui, mas não deu muito certo.

Uma vez escolhido o fabricante, preciso carregar uma lista com modelos, porém, ao selecionar por exemplo Chevrolet, só quero que apareça na lista de modelos os da Chevrolet. Escolhi a opção para ocultar os excluídos, mas o espaço ocupado por essas opções permanece na lista. Eu preciso eliminar esses "buracos".

O ocultar excluídos também oculta os modelos não selecionados do fabricante escolhido. Essas opções teriam que ficar visíveis, como se não tivesse escolhido a opção de ocultar excluídos. O problema de deixar sem essa opção, é que apresenta na lista também os modelos dos outros fabricantes.

Algum ajuda?!

A imagem representa o que eu preciso e o qvw é o exemplo.

Obrigado!

1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable
Author

Pessoal,

Muito obrigado pela ajuda.

Com os exemplos que me enviaram, utilizei algumas coisas que o Paulo enviou, outras do Clever, mais umas dicas e umas coisinhas que acabei fazendo aqui, consegui chegar no resultado que eu precisava.

Muito obrigado a todos e uma pena que não posso marcar as duas soluções como correta, pois usei um pouco de cada!!

Abraços,

View solution in original post

14 Replies
paulovendruscol
Creator
Creator

Veja se atende o anexo

Clever_Anjos
Employee
Employee

Veja se atende

cleitoncabral2
Contributor III
Contributor III

Que restrição você utiliza para fazer isto Clever?

Anonymous
Not applicable
Author

Oi Clever,

Obrigado pela resposta. Quase isso.

Na lista de fabricante teria que ter sempre um valor selecionado, mas com o uso da expressão, a opção de manter sempre um valor selecionado, fica desabilitada.

Outro problema é na lista de modelos. Quando seleciona um modelo, os demais modelos daquele fabricante teriam que ficar visíveis e disponíveis para seleção.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Vai no listbox, estou utilizando uma expressão ao invés do campo "puro".

Talvez seja melhor você fazer no script, criando um campo para filtro ficaria mais otimizado

dadosTeste:

LOAD Fabricante, Modelo, if(Fabricante <>  'Volkswagen',Fabricante) as FabricanteFiltro INLINE [

    Fabricante, Modelo

    Chevrolet, Celta

    Chevrolet, Onix

    Chevrolet, Prisma

    Chevrolet, Cruize

    Fiat, Punto

    Fiat, Uno

    Fiat, Palio

    Volkswagen, Gol

    Volkswagen, Up

];

Anonymous
Not applicable
Author

Oi Paulo,

Obrigado por responder.

A solução é quase isso.

O que comentei na solução do Clever também se aplica no seu exemplo.

Será que tem como resolver?

Clever_Anjos
Employee
Employee

Se você criar um campo conforme exemplo que passei não terá os problemas com o "somente um selecionado"

paulovendruscol
Creator
Creator

O exemplo que disponibilizei utiliza um campo (expressão), veja abaixo:

=if(Fabricante <> 'Volkswagen', Fabricante)

E essa lista está configurada para (Sempre um valor selecionado). O exemplo que o Clever disponibilizou inicialmente o recurso (Sempre um valor selecionado) não funciona devido a expressão utilizada.

Para habilitar  a opção (Sempre um valor selecionado) da lista, antes você precisa selecionar um registro e depois habilitar a opção (Sempre um valor selecionado)

fabionakashigue
Partner - Creator
Partner - Creator

Veja se atende!