Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jpsveiga
Contributor II
Contributor II

Função não filtra por área

Boa tarde caros.

Tenho alguns experimentos com inseticida que gostaria de apresentar com o Qlik Sense já que a empresa está adotando esse programa como um padrão.

Um dos parâmetros mais importantes que eu preciso mostrar, é a supressão da população de insetos que eu estou combatendo, essa supressão se dá pela relação do número médio de insetos por armadilha capturados na área com tratamento sobre o número médio de insetos por armadilha na área testemunha (controle sem tratamento).

Logo, escrevi a equação abaixo que funcionou para calcular a supressão geral:

((Sum({<Situação={Tratamento}>}[Sp frugiperda])/Sum({<Situação={Tratamento}>}Recuperada))/(Sum({<Situação={Controle}>}[Sp frugiperda])/Sum({<Situação={Controle}>}Recuperada)))-1

    

IDRecOvosSp frugiperdaDia da coletaTalhãoSituação
115015/12/20171Tratamento
218015/12/20171Tratamento
3115315/12/20172Tratamento
4112315/12/20172Tratamento
5026615/12/20173Tratamento
6127615/12/20173Tratamento
71502515/12/20174Controle
81582515/12/20174Controle

Essa função me dá a relação geral de supressão de Sp. frugiperda, contudo quando eu filtro por talhão a informação não aparece.

Não sei se fui claro na explicação, mas basicamente, eu gostaria de mostrar a diferença de supressão entre os tratamentos.

Grato

Labels (4)
1 Solution

Accepted Solutions
Thiago_Justen_

Consegue sim João.

Algo parecido com isso:

SUA_TABELA:

LOAD

     SEUS CAMPOS

FROM SUA_BASE WHERE Talhão = NUMERO_DO_TALHAO;

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago

View solution in original post

10 Replies
Thiago_Justen_

João,

Eu consideraria a seguinte expressão:

((Sum({<Situação={"Tratamento"}>}[Sp frugiperda])/Sum({<Situação={"Tratamento"}>}Recuperada))/(Sum({<Situação={"Controle"}>}[Sp frugiperda])/Sum({<Situação={"Controle"}>}Recuperada)))-1


Talvez valha a pena a leitura:

Manual Set Analysis Completo em Português BR


Editado por: thiago.justen

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
jpsveiga
Contributor II
Contributor II
Author

Olá Thiago, permanece com o mesmo resultado, calcula o valor total mas quando filtro por talhão não há resultado. Obrigado.

tiago_juncioni
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

João, me parece ser um problema no modelo de dados. Verifique se a tabela que contém esse campo relaciona por alguma chave a tabela Fato de Sp frugiperda.


abs

Thiago_Justen_

Tem como disponibilizar um app de exemplo. Pode ser que o Tiago Juncioni esteja certo desde o princípio: o seu modelo de dados pode estar com algum problema.

Há alguma ilha de dados no seu modelo?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
jpsveiga
Contributor II
Contributor II
Author

As tabelas estão relacionadas pelo nome do talhão ( no modelo está como a variável Area).

Está tudo conectado

Capturar.PNG

Thiago_Justen_

É interessante remover essas tabelas sintéticas. Consegue mandar o qvf de exemplo?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
jpsveiga
Contributor II
Contributor II
Author

Como eu removo essas tabelas sintéticas? Rearranjando o modelo somente? Vou tentar dessa forma, mas acho um pouco complicado. Vou preparar um arquivo de exemplo e colo aqui até segunda, até lá, mto obrigado pessoal.

Abraço

Thiago_Justen_

Os campos Area, Dia e Unicode se repetem em 2 ou mais tabelas. Isso gera as chaves sintéticas. O ideal é verificar a possibilidade criar uma chave composta que ligue as tabelas (que hoje são ligadas por esses campos) e deixar esses campos somente na tabela necessária.

Ficarei no aguardo do app pra melhor te ajudar.

Abs e um bom final de semana!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
jpsveiga
Contributor II
Contributor II
Author

Caro Thiago.

Estou pensando em separar minhas áreas em diferentes Apps de forma a manter uma apresentação mais organizada e resolver essa questão do filtro por área, já que cada talhão seria um app.

Eu consigo fazer um filtro direto no script para carregar somente os dados de somente um talhão no App? Só para manter um padrão nos arquivos e não quebrar os arquivos em excel tb.

Grato