Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
linekerfavaro
Contributor
Contributor

Gráfico de Pareto

Boa tarde Pessoal

Gostaria de montar um gráfico de pareto utilizando um grupo hierárquico de ano, mês e dia.

O problema é que o sum(Total(valor)) deveria considerar apenas o valor total da hierarquia selecionada (no caso ano, mês ou dia) e não a soma de toda a base.

Como poderia fazer neste caso?

 

Obrigado!

1 Solution

Accepted Solutions
RafaMartins
Creator II
Creator II

Bom, essa expressão não deveria ter problema com filtros

Fiz uma tabela de exemplo aqui para mostrar. Na imagem 1 você pode ver que o valor da soma total está repetindo o valor total para cada código que é minha dimensão e é o mesmo valor que total da soma da segunda coluna, a divisão desses valores retornam a representatividade de cada valor na dimensão, o que eu acredito que seja o que você espera obter.

Na imagem 2 vemos o menos parâmetro, porem com valores menores pois está sendo filtrado o mês de Janeiro.

imagem 1.PNG

imagem 2.PNG

Agora, pode ser que a maneira que está usando este calculo no gráfico está afetando o resultado, você mencionou hierarquia como está a dimensão que está tentando utilizar?  Teste em uma tabela simplificada e veja se o resultado continua o mesmo.

 

View solution in original post

4 Replies
RafaMartins
Creator II
Creator II

Bom dia, como está a expressão que esta utilizando?

Pode ser que sua expressão esteja travada para não considerar filtros, por isso não mudaria quando você seleciona um período. 

linekerfavaro
Contributor
Contributor
Author

Bom dia

Estou utilizando a seguinte fórmula: =sum(C6_VALOR)/sum(all(C6_VALOR))

 

Precisaria que o filtro de mês e dia também se aplicasse em sum(all(C6_VALOR)) conforme a hierarquia do gráfico selecionada.

RafaMartins
Creator II
Creator II

Bom, essa expressão não deveria ter problema com filtros

Fiz uma tabela de exemplo aqui para mostrar. Na imagem 1 você pode ver que o valor da soma total está repetindo o valor total para cada código que é minha dimensão e é o mesmo valor que total da soma da segunda coluna, a divisão desses valores retornam a representatividade de cada valor na dimensão, o que eu acredito que seja o que você espera obter.

Na imagem 2 vemos o menos parâmetro, porem com valores menores pois está sendo filtrado o mês de Janeiro.

imagem 1.PNG

imagem 2.PNG

Agora, pode ser que a maneira que está usando este calculo no gráfico está afetando o resultado, você mencionou hierarquia como está a dimensão que está tentando utilizar?  Teste em uma tabela simplificada e veja se o resultado continua o mesmo.

 

linekerfavaro
Contributor
Contributor
Author

Agora deu certo! O problema estava em utilizar o ALL ao invés de TOTAL

Utilizando o TOTAL como você fez na tabela ele respeita os filtros.

 

Obrigado!