Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
paulinhok14
Contributor

Gráfico vinculado com uma dimensão fixa

Bom dia,

Tenho um problema que estou há um tempo tentando resolver, e até agora não consegui, se puderem me ajudar:

A partir de um Conteiner em Grade, desejo criar 4 gráficos com, cada um, um trimestre do ano. As dimensões do meu gráfico são: Descrição e Mês.

Gostaria de setar, para cada gráfico, 3 meses, e que isso não mude. Exemplo:

Primeiro gráfico: Mostre todas as descrições para o Mês 1, 2 e 3.

Segundo Gráfico: Mostre todas as descrições para o Mês 4, 5 e 6, assim sucessivamente.

Porém, ao selecionar o mês em uma lista fora do conteiner por exemplo, ele muda no gráfico. Eu gostaria de deixar fixo o mês, e caso desejasse poder mudar o ano, pela caixa de seleções, alterando a quantidade de descrições mas sem mexer no valor do mês.

Desde já agradeço,

Paulo.

1 Solution

Accepted Solutions
rogerioalmeida
Contributor

Re: Gráfico vinculado com uma dimensão fixa

Paulo,

Pelo que entendi seus gráficos já estão prontos, para fazer isso basta colocar para ignorar o campo mês no seu set analisys.

sum({< Mês = >} Faturamento)

Espero ter ajudado

5 Replies
rogerioalmeida
Contributor

Paulo,

Pelo que entendi seus gráficos já estão prontos, para fazer isso basta colocar para ignorar o campo mês no seu set analisys.

sum({< Mês = >} Faturamento)

Espero ter ajudado

paulinhok14
Contributor

Francisco, obrigado pela resposta, mas me desculpe a ignorância.

É necessário fazer uma dimensão calculada ou coloco isso na expressão? Pois a minha única expressão para este gráfico é um Count da chave primária dessa tabela, tendo a dimensão Descrição do código como primeira e Mês como a segunda.

Comecei a mexer com QlikView há duas semanas sem conhecer absolutamente nada do software.

Agradeço imensamente!

MCampestrini
Valued Contributor

Paulo

Se os gráficos estão prontos e falta somente respeitarem os meses do trimestre, você precisa somente de:

1. Se o seu calendário tiver um campo Trimestre, utilize um SetAnalysis com ele:
    • {<Trimestre = {1}>}
  2. Se o seu calendário somente tiver o campo referente ao mês, monte o SetAnalysis dessa forma:
    • {<Mes = {1, 2, 3}>}
Márcio Rodrigo Campestrini
paulinhok14
Contributor

Senhores, obrigado à todos, consegui chegar ao resultado esperado.

Compartilhando minha resposta, apliquei este comando na expressão:

Count({$<[Trimestre]={"1T"}>}COLineConcat)

Criei um registro Trimestre no script com o comando Ceil dividindo Mês por 3, e COLineConcat é minha PK,

Agradeço imensamente!

rogerioalmeida
Contributor

Paulo,

Você coloca no set analisys mesmo na expressão.

Att