Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Gráficos tipo tabelas demorando para carregar

Olá,

Estou com um problema, preciso exibir dados em forma de tabela, então criei gráficos do tipo Tabela Simples.

Acontece que com 4 tabelas, criadas, meu qvw ficou lento, cada vez que mudo alguma coisa na tela (ex: mover uma tabela/gráfico, modificar alguma coisa nas propriedades) as tabelas demoram alguns segundos (forma-se a barrinha verde de carregamento) para exibir novamente (estou utilizando alguns filtros no qvw, como data,cliente etc).

ex:

PRODUTO

Nome
Marca
Fabricante
Info1
Info2

...
valor

preciso gerar varias tabelas e depois exportá-la para excel no formato: (coloquei os campos como Dimensão e o Sum/Count como Expressão)
Nome | Marca | Fabricante | Infos... | Sum(valor)

Fabricante | sum(valor)... Outra com Count por Marca... etc

Estou fazendo alguma coisa que deixe muito pesado a aplicação?

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

A dimensão calculada faz com que o QlikView não utilize a tabela de símbolos e recalcule todos os valores de sua dimensão antes de calcular os resultados de sua expressão. Isso aumenta várias e várias vezes o peso de seu cálculo.

View solution in original post

4 Replies
nicolett_yuri

Erick, podem existir diversos fatores para a sua aplicação estar lenta, mas se atente a alguns:

  • Quantidade de registros (volumetria alta)
  • Modelagem de dados
  • Dimensões calculadas
  • Expressões complexas
  • Muitos objetos sendo calculados ao mesmo tempo
  • Objetos sem condições de cálculo

É interessante que envie uma aplicação de modelo para ver o seu cenário.

Anonymous
Not applicable
Author

Yuri,

Na Dimensão do gráfico/tabela eu estava usando um campo e chamando Data/Hora da ocorrência.

DATE(campo_data,'formato') & ' '& TIME(campo_hora,'formato')

modifiquei no script e criei um campo dos dois concatenados, resolveu está liso agora, o volume de dados é baixo.

Não sabia que isso poderia afetar tanto, acho que quando estava usando da forma anterior, o Qlikview trata os 2 campos como texto, tendo que fazer conversão, e deve acabar afetando na performance.

nicolett_yuri

A dimensão calculada faz com que o QlikView não utilize a tabela de símbolos e recalcule todos os valores de sua dimensão antes de calcular os resultados de sua expressão. Isso aumenta várias e várias vezes o peso de seu cálculo.

Anonymous
Not applicable
Author

Obrigado pela resposta, ainda não tenho conhecimento nessa parte do funcionamento, muito bom saber, vou ficar atento em como utilizo os campos de dimensão agora.