Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Clever_Anjos
Employee
Employee

Integração do QlikView com Google Drive

Existe uma maneira bastante simples de integrar o QlikView com o Google Drive. Essa integração pode ser feita diretamente, sem a necessidade de um conector específico que normalmente tem um custo de aquisição de licença.

Um caso típico é a criação de formulários de enquetes dentro do Google Drive. As respostas ao formulários são armazenadas em uma planilha dentro do Google Drive e podem ser publicadas em uma URL que o QlikView conseguirá fazer a leitura para a geração de gráficos.

Vamos fazer o passo a passo:

Criando o formulário

Acesse o Google Drive pelo endereço https://drive.google.com. Se não tiver uma conta no Google ou não estiver conectado à sua conta, será redirecionado para a tela de login ou criação de conta.

Após estar conectado, verá uma tela semelhante a esta com um botão vermelho “Create” ou “Criar”. Clique nele e verá uma lista de possíveis documentos que pode ser criados.

1.png2.png

Agora você irá escolher o nome e o tema do seu formulário, note que existem vários modelos que podem dar um “ar” mais moderno ou interessante para seu formulário.

3.png

Agora você irá adicionar questões à sua enquete. O processo é bem intuitivo e suporta vários tipos de questões. No exemplo abaixo, está sendo incluída uma pergunta do tipo múltipla escolha com algumas opções. Explore as opções que o Google Drive oferece.

1.png

São suportadas também questões com avaliação em escala (de 0 a 5 quanto avalia?)

2.png

Questões de texto livre também são aceitas

3.png

Publicando o formulário

Para que o Google Drive comece a receber as respostas, precisamos publicar o nosso formulário. Isso pode ser feito de duas maneiras, via URL ou deixando o Google Drive se encarregar de enviar os convites. Ambas opções estão disponíveis no topo da página.

4.png

Clicando-se em “View live form”, será aberta uma nova página com seu formulário. Basta copiar o link e enviar para alguém ou publicar da maneira que achar mais conveniente.

Clicando-se em “Send Form”, o próprio Google Drive irá enviar os convites para que as pessoas respondam ao formulário. Você pode publicar também em seu perfil no Facebook, Twitter ou Google+ (**)

5.png

No caso do envio pelo email, os destinatários receberão um email semelhante a este que permite a resposta dentro do corpo do mesmo.

6.png

Publicando os dados

Agora precisamos gerar uma URL para que o QlikView possa ler as respostas dos usuários. O primeiro passo é visualizar as respostas já preenchidas através do botão “View Responses”

7.png

Quando clicar, você verá uma nova tela com as respostas armazenadas em formato de uma planilha.

8.png

Veja que existe uma opção “File” ou “Arquivo” no canto superior esquerdo. Clicando-se nela você verá uma opção “Publish to the Web” ou “Publicar na Web” que dá acesso à uma tela semelhante a esta. Clicando-se em “Start Publishing” será gerado um link. Copie esse link, vamos precisar dele.

9.png

Importando os dados no QlikView

Agora chegou a hora de finalmente trazermos os dados para o QlikView.

Abra uma aplicação QlikView (ou crie uma). Na parte do script (Control-E) existe um botão para importar dados através de uma URL. Esse botão é chamado “Web Files” ou “Arquivos Web”.

10.png

Cole no campo “Internet File” o link que o Google Drive gerou. Detalhe importante: a URL vem no final com “output=html”, troque para “output=csv”. Logo após clique em “Next” ou “Próximo”

11.png

O QlikView irá fazer o download das respostas e você poderá utilizar os dados exatamente como se fosse um arquivo Excel ou uma tabela de banco de dados.

Por hoje é só pessoal! Mais dicas em no meu site: www.clever.com.br

(*) Google Drive é uma marca comercial da Google Inc

(**)Facebook, Twitter ou Google+ são marcas comerciais de seus respectivos proprietários


Cléver Anjos – Consultor de BI há mais de 6 anos, QlikView Certified Developer / Designer. Trabalha na SW Brasil Soluções www.swb.com.br

Linkedin: br.linkedin.com/in/cleveranjos/

Skype: cleveranjos

QlikCommunity: http://community.qlik.com/people/cleveranjos

Com a colaboração de:

Marciel Malta – Desenvolvedor QlikView. Trabalha na SW Brasil Soluções www.swb.com.br

Skype: marcielmalta

QlikCommunity: http://community.qlik.com/people/marcielmalta

4 Replies
aderlanrm
Partner - Specialist
Partner - Specialist

Muito bom Cléver e Maciel, parabéns pelo tutorial. Abraço.

Enviado pelo meu wPhone

Aderlan Rodrigues
Analista, Arquiteto de Dados e Piloto Amador Drone FPV
 (41) 9 9917-0869  www.BIdeAZ.com.br  Youtube.com/bideaz  Instagram.com/bideaz.in

"Nada é tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito." (Peter Drucker)
srchagas
Creator III
Creator III

Show de bola Esse tutorial!

Not applicable

Muito bom, mais cedo ou mais tarde, será útil pra mim.

Anonymous
Not applicable

interessante embora de uso discutivel.

Bom trabalho