Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rafits_ctba
Contributor II
Contributor II

Json em BD Postgres - Como tratar? - Qlik Sense

Bom dia Pessoal,

 

Estou enfrentando um problema e ainda não encontrei uma solução que resolva meu problema. Aqui onde trabalho, em nosso banco de dados temos tabelas "Mistas", colunas padrões e outras colunas com conteúdo Json (Utilizamos BD Postgres), e é exatamente essas informações das colunas Json que preciso carregar, alguns dados dela são dinâmicos, e não estou conseguindo encontrar uma solução para esse problema.

Alguém já enfrentou algo parecido?

Segue abaixo um exemplo de como é as informações:

clipboard_image_1.png

 

Atenciosamente,

Rafael Mendes.

1 Solution

Accepted Solutions
rafits_ctba
Contributor II
Contributor II
Author

Boa tarde,

Como resolvi o problema, primeiro trouxe os pedaços do json através de select no próprio Banco de dados, em três partes, o VERDADEIRO, FALSO e NÃO EXECUTADO os três campos em formato TEXTO.

Depois efetuei o tratamento desse text, retirando o que não me importava, existia um padrão dentro desses arquivos, utilizei o comando REPLACE, criando literalmente um "Array" => " Teste1,Teste2,Teste3,...,TesteN"

Por ultimo, criei uma tabela para concatenar os 3 testes, e utilizei o comando Subfiled(Campo, ',')

Resolveu meu problema, caso alguém tenha algo parecido e puder compartilhar estamos ai! 

 

Valeu!

View solution in original post

3 Replies
Pedro_Ribeiro
Contributor III
Contributor III

Olá Rafael.

Veja se este post lhe ajuda: https://community.qlik.com/t5/Qlik-Brasil/Tratando-campos-texto-em-formato-JSON/gpm-p/1469928

Entendo que você irá conectar e extrair normalmente os dados e depois tratará os campos texto (conteúdo no formato JSON). O parâmetro from_field parece ser a grande sacada, conforme o exemplo do Clever Anjos.

Por favor dê o retorno se isso te ajudar ou se encontrar alguma dificuldade.

Abraço.

rafits_ctba
Contributor II
Contributor II
Author

Obrigado pela dica Pedro, mas o que ele propõe nesse caso não resolve o meu problema, estou quase solucionando e posto a resolução.

 

Obrigado!

rafits_ctba
Contributor II
Contributor II
Author

Boa tarde,

Como resolvi o problema, primeiro trouxe os pedaços do json através de select no próprio Banco de dados, em três partes, o VERDADEIRO, FALSO e NÃO EXECUTADO os três campos em formato TEXTO.

Depois efetuei o tratamento desse text, retirando o que não me importava, existia um padrão dentro desses arquivos, utilizei o comando REPLACE, criando literalmente um "Array" => " Teste1,Teste2,Teste3,...,TesteN"

Por ultimo, criei uma tabela para concatenar os 3 testes, e utilizei o comando Subfiled(Campo, ',')

Resolveu meu problema, caso alguém tenha algo parecido e puder compartilhar estamos ai! 

 

Valeu!