Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
dmouta56
New Contributor III

KPI

Boa noite,

Eu estou comparando Resultado Líquido Realizado (RLR) versus Resultado Líquido Orçado (RLO), através da fórmula:

(Sum(NetRealizado) - Sum(NetOrçado))/Sum(NetOrçado)).

Porém, quando envolve valores negativos a conta não da certo.

EX: RLR = (- ) R$ 59,781,95 e RLO = (- ) R$ 49.958,41, a resposta me dá = + 19,7%. Porém o realizado foi pior do que o orçado.

Por favor, alguém pode me ajudar.

Muito obrigado.

David

Tags (2)
1 Solution

Accepted Solutions
dmouta56
New Contributor III

Re: KPI

Colegas,

Após várias tentativas e com o auxilio de uma colega que montou a expressão correta em excel e adaptamos para o QlikSense, chegamos a correta resposta, que compartilho a seguir, com vocês:

=If (Sum(NetOrçado)< 0,((Sum(NetRealizado)- Sum(NetOrçado))/Sum(NetOrçado))*(-1),(Sum(NetRealizado)- Sum(NetOrçado))/Sum(NetOrçado))

Um grande abraço.

David

10 Replies
nara_franzen
New Contributor III

Olá,

O resultado está correto, e deve ser positivo, já que o realizado foi maior que o orçado.

A fórmula que está sendo usada indica que o RLR (- ) R$ 59.781,95 é 19,7% maior que o orçado de (- ) R$ 49.958,41. por isso o percentual é positivo.

Se o resultado percentual fosse negativo, iria indicar que o realizado foi menor que o orçado, que não é esse o caso.

Espero que tenha conseguido me expressar.

joao_sp_campina
Contributor II

Bom dia David,

A Nara está correta.

Você diz que o Realizado foi pior que o Orçado. Isto contradiz os números expressos na sua expressão. Pois o Realizado é R$ 59,781,95 e o Orçado é R$ 49.958,41. Ou seja, o Realizado é maior que o Orçado. O percentual deste valor é 19,7%.

João Carlos

dmouta56
New Contributor III

Bom dia Franzen,

Desculpe, mas o  resultado não está correto porque a realização foi pior do que o valor orçado, ou seja, eu orcei um resultado de R$ 49.958,41, mas realizei um valor pior de R$ 59.781,95 (o "buraco" ficou pior do que o orçamento). A resposta deveria ser 19,7%.

Sds,

dmouta56
New Contributor III

Caro João Carlos,

O resultado foi pior porque ele foi R$ 59.781,95 quanto a um valor orçado de R$ 49.958,41, ou seja, o realizado foi mais negativo em cerca de R$ 10 mil se comparado ao orçado.

Sds,

David

marcelvinicius
Contributor III

Amigo, e se você inverter?

(Sum(NetOrçado) - Sum(NetRealizado))/Sum(NetOrçado)).

dmouta56
New Contributor III

Caro Marcel,

Acabei de tentar e não da certo, dá um número 4995.

Sds,

marcelvinicius
Contributor III

Bom dia amigo @david

Estranho, deveria funcionar, pois se você colocar esses valores no Excel por exemplo, funciona.

(Sum(NetOrçado) - Sum(NetRealizado))/Sum(NetOrçado)

Não deu erro de por ter ) a mais?

nara_franzen
New Contributor III

Bom dia,

Sim, o resultado está correto... o realizado foi 19,7% maior do que você previu, positivo... se o resultado fosse 19,7% isso representaria que o realizado em reais foi 19,7% menor do que o previsto. ou seja, melhor..

Pensando um pouco diferente a fórmula só para eu tentar me explicar, se você dividir os -59781 por -49958 o valor vai ser 1,197, ou seja, o -59781 é maior do que o -49958, transformando isso em percentual, ele representa 119,7% de -49958 ou se subtrair 1, ele é 19,7% maior!

Para que sua fórmula retornasse os 19,7%, o valor realizado deveria ser menor que o orçado.

Se você inverter a fórmula, conforme foi comentado, o percentual fica negativo (na calculadora dá 16,5%), mas daí é uma questão da forma que você pretende interpretar os dados.

Valor positivo   19,7%  - o realizado é 19,7% maior que o previsto

Valor negativo 16,5% - o previsto é 16,5%  menor que o realizado

As duas formas estão corretas, é tudo uma questão de interpretação.

Sds

Nara

dmouta56
New Contributor III

Colegas,

Após várias tentativas e com o auxilio de uma colega que montou a expressão correta em excel e adaptamos para o QlikSense, chegamos a correta resposta, que compartilho a seguir, com vocês:

=If (Sum(NetOrçado)< 0,((Sum(NetRealizado)- Sum(NetOrçado))/Sum(NetOrçado))*(-1),(Sum(NetRealizado)- Sum(NetOrçado))/Sum(NetOrçado))

Um grande abraço.

David