Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Limitar ponto focal da análise

Olá pessoal,

Tenho um projeto no qual preciso demonstrar uma série de gráficos temporais.

Em alguns, preciso demonstrar quatro meses diferentes, em outros, apenas a evolução do mês mais atual em relação a outro mês no passado.

Estou encontrando dificuldades em limitar as informações para os gráficos de 1X1.

Existe alguma maneira de limitar a visão?

Obrigado,

Ronan

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
Not applicable
Author

Bom Ronam,

Então o caso é mesmo utilizar set analysis. Esse é um recurso introduzido a partir da versão 8.5 que ajuda muito nesses casos.

Como padrão o quando vc seleciona um mês por exemplo todos os demais meses passam a ser dados "excluídos", onde seu gráfico com fórmulas padrões, por exemplo sum(valor), não tem acesso.

Mas digamos que vc quer selecionar o mês de outubro, mas que seu gráfico retorne para vc outubro e setembro. Então vc terá que utilizar set analysis ou analise de conjunto em português, para conseguir esse resultado, e tua fórmula passará a ser algo como:

Sum({$<Mês += {$(=Month(AddMonths(Data,-1)))}>}Valor)

Set Analysis é um recurso poderoso, e muito interessantes do Qlikview, de uma olhada no help, vá tentando ajustar, é um pouco complicado de entender no começo, parece ter uma lógica muito complexa, mas é apenas diferente, com o tempo vc se acostuma.

Abraço

View solution in original post

3 Replies
Not applicable
Author

Não sei se consegui entender bem o que vc quer, mas me parece que é um caso típico para ser resolvido com Set Analysis.

Not applicable
Author

Então Fábio, vou tentar esclarecer.

O objetivo do projeto é poder comparar as vendas de diversas empresas do grupo sob vários prismas;

Um dos parâmetros é comparar os resultados de pelo menos três meses diferentes. Para isso, criei um gráfico de barras empilhados com as empresas e os meses.

Um outro gráfico mostra a variação % de vendas das empresas. Neste gráfico tenho as empresas no eixo x e as variações no eixo y.

Porém para este gráfico especificamente, só preciso mostrar a variação do mês mais recente em relação a outro anterior a ele na seleção.

O que acontece hoje é que o gráfico que criei trás todos os meses selecionados e preciso que ele limite a informação conforme expliquei acima.

Sou novato no Qlik View e ainda não tenho uma expertise alta sobre configurações e possíveis formulas.

Not applicable
Author

Bom Ronam,

Então o caso é mesmo utilizar set analysis. Esse é um recurso introduzido a partir da versão 8.5 que ajuda muito nesses casos.

Como padrão o quando vc seleciona um mês por exemplo todos os demais meses passam a ser dados "excluídos", onde seu gráfico com fórmulas padrões, por exemplo sum(valor), não tem acesso.

Mas digamos que vc quer selecionar o mês de outubro, mas que seu gráfico retorne para vc outubro e setembro. Então vc terá que utilizar set analysis ou analise de conjunto em português, para conseguir esse resultado, e tua fórmula passará a ser algo como:

Sum({$<Mês += {$(=Month(AddMonths(Data,-1)))}>}Valor)

Set Analysis é um recurso poderoso, e muito interessantes do Qlikview, de uma olhada no help, vá tentando ajustar, é um pouco complicado de entender no começo, parece ter uma lógica muito complexa, mas é apenas diferente, com o tempo vc se acostuma.

Abraço