Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Mapa de SAFRA

Pessoal, boa tarde!

Preciso montar um mapa de Safra conforme imagem abaixo:

Na coluna preciso ter o mês/ano de cadastro do cliente e na linha superior o mês/ano da compra.

Preciso saber que dos 17 clientes cadastrados em junho voltaram a efetuar compra em Julho; desses 17 clientes 11 tbm compraram em agosto... e assim por diante.

Basicamente seria saber a retenção de clientes mês a mês.

É possível?

Capturar.PNG

1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

pamelastephanie‌, conceitualmente um Set Analysis é equivalente à uma seleção. Ele é calculado antes que o gráfico seja particionado pela dimensão (Data no seu caso).

O melhor no seu caso, seria fazer via um if() simples mesmo

=Count({<%ID_CLIENTE-={0}>}DISTINCT  If( TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO, DISTINCT %ID_CLIENTE))

View solution in original post

10 Replies
Thiago_Justen_

Pamela,

É absolutamente possível fazer o que queres. Contudo, se possível, será que você poderia nos enviar um app de exemplo, ou ainda, um planilha com a estrutura dos dados usados e uma amostra de dados (sugiro que sejam fictícios) para que possamos desenvolver sobre isso?

Abs e Sucess!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Anonymous
Not applicable
Author

Olá, Thiago!

Consegui resolver, veja:

Capturar2.PNG

Porém, tenho o seguinte cenário:

Tenho clientes que já compraram e só depois se cadastraram no clube de vantagens.

Ex.: Ana fez a primeira compra em jan/2017 mas só se cadastrou em ago/2017. Preciso que a Ana só seja contabilizada a partir da data de cadastro dela, ou seja, a partir de ago.

Para isso, fiz um IF mas queria resolver com SetAnalysis.

=IF(TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO,

Count({<%ID_CLIENTE-={0}>}DISTINCT %ID_CLIENTE))

Vc sabe como fazer essa comparação no SetAnalysis?

=Count({<%ID_CLIENTE-={0},  TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO >}DISTINCT %ID_CLIENTE))

Thiago_Justen_

Considerando que ambos os campos tenham mesma formatação:

TEMPO_MES_ANO={">=CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO"}

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Clever_Anjos
Employee
Employee

pamelastephanie‌, conceitualmente um Set Analysis é equivalente à uma seleção. Ele é calculado antes que o gráfico seja particionado pela dimensão (Data no seu caso).

O melhor no seu caso, seria fazer via um if() simples mesmo

=Count({<%ID_CLIENTE-={0}>}DISTINCT  If( TEMPO_MES_ANO>= CLIENTE_CADASTRO_TEMPO_MES_ANO, DISTINCT %ID_CLIENTE))

Anonymous
Not applicable
Author

Ótimo, Clever!

Funcionou perfeitamente e mais performático que o meu.

Obrigada tbm Thiago!

Thiago_Justen_

Sempre à disposição Pamela.

Não se esqueça de fechar a thread marcando as respostas que lhes foram úteis e escolhendo uma como correta.

Abs e Sucesso!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
douglas_sense
Contributor
Contributor

Pessoal,

Podem explicar a construção do gráfico? Foi utilizada um objeto tabela dinâmica?
Estou tentando replica o gráfico no QlikSense, até agora sem sucesso. Minha regra de negócio

e semelhante a da pamelastephanie‌ .

Anonymous
Not applicable
Author

Olá, douglas_sense‌ !

É um gráfico tabela dinâmica sim, por conta do pivoteamento.

Para a construção eu utilizei 2 dimensões que representam o tempo: as linhas é o MêsAno de cadastro do cliente presente dentro da tabela de Cliente; as colunas é o MêsAno em que estes clientes compraram e o campo está presente dentro da dimensão de Tempo que liga na Fato de Vendas.

Então joguei essas duas dimensões e na expressão joguei basicamente um Count(distinct ID_CLIENTE) com alguns set analisys da minha regra.

douglas_sense
Contributor
Contributor

Pamela,

Obrigado pela resposta.

Para realizar o calculo da quantidade de clientes?  "Count(distinct ID_CLIENTE)"  - Não foi preciso usar um ABOVE ou outro comando similar? Essa distribuição entre os meses de (Comprara) ocorre "naturalmente"?


Você utilizou ali qlikview ou qliksense?


Obrigado.