Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Mensagem Calculation Time Out em Tabela Dinâmica

Boa tarde,

ao abrir uma tabela dinâmica, utilizando os meses de Julho à Novembro do ano de 2014, minha tabela trava ou fica lenta e apresenta mensagem: Calculation Time Out quando utilizo no filtro ano de 2014 e todos os meses.

Já verifiquei alguns problema com relação a esta mensagem, e alguns informam para alterar no QMC -> System -> Setup -> QlikView Servers -> Performance -> Document -> Object Calculation Time Limit: 60 seconds (default), aonde aumentei para 1000.

Porém essa minha tabela encontra-se lenta ao usar pelo Internet Plugin.

Alguém já recebeu essa mensage?

Grato pela atenção.

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite.

Se na expressão tiver campos de diversas tabelas (maneira de dizer, visto que o QlikView é colunar, mas isto é outra historia......) sera feito um join em memoria para criar uma tabela virtual aonde sera feito o calculo  (ex:   sum(Pedido_Qtde * ListaPreco_Valor )   )  . Isto ira consumir tanto CPU como RAM. Neste caso poderia ser feito isto em script (join / calculo).

Eu analisaria os campos da dimensão também.  Tanto as dimensões como expressões, eu iria 1 por 1 tirando/habilitando para ver se alguma destas me gera este problema.  Assim que identificar podes decidir como resolver....no script ou mesmo alterando a expressão (lembrar que o aggr também cria tabela virtual para resolver).


Veja, não conheço o modelo (qtde registros / tabelas / modelo star/snowflake/....). Sao sugestões.


Att,


Alessandro Furtado


furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

20 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite.

Se na expressão tiver campos de diversas tabelas (maneira de dizer, visto que o QlikView é colunar, mas isto é outra historia......) sera feito um join em memoria para criar uma tabela virtual aonde sera feito o calculo  (ex:   sum(Pedido_Qtde * ListaPreco_Valor )   )  . Isto ira consumir tanto CPU como RAM. Neste caso poderia ser feito isto em script (join / calculo).

Eu analisaria os campos da dimensão também.  Tanto as dimensões como expressões, eu iria 1 por 1 tirando/habilitando para ver se alguma destas me gera este problema.  Assim que identificar podes decidir como resolver....no script ou mesmo alterando a expressão (lembrar que o aggr também cria tabela virtual para resolver).


Veja, não conheço o modelo (qtde registros / tabelas / modelo star/snowflake/....). Sao sugestões.


Att,


Alessandro Furtado


furtado@farolbi.com.br
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Em tempo.  Eu costumo diminuir o tempo no QMC padrao de 60 para 20.  Assim posso identificar com os usuarios situacoes lentas (por exemplo quando limpam todas as selecoes com o objeto aberto, neste caso coloco uma condicional para calcular esperando alguma selecao...).  Prefiro assim, pois com tempo alto, um objeto com problemas expressao/dimensao (produto cartesiano,por exempo....) ou mesmo pesado pode ir consumindo recursos e deixar o server sem resposta......

Alessandro Furtado

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Bom dia Alessandro,

consumo de Memória e CPU não estão altos.

Com relação aos dados, é uma tabela com pelo menos 11 dimensões, e a expressão acredito que seja somente um sum, pois quem fez foi um usuário e compartilhou com os demais.

Notei que ao contrair algumas colunas, fica mais rápido, mas oque acho estranho é que o filtro tem somente um mês a tabela está muito lenta, e os dados mostrados são nome de cliente, produto, código de venda, descrição produto e outros.

Grato pela atenção.

nicolett_yuri

Paulo, esse cálculo envolve quantas tabelas diferentes? qual a volumetria dessas tabelas? Poderia disponibilizar uma app de exemplo?

Outra pergunta importante é qual o hardware de seu servidor?

A dica de colocar um pré-filtro para exibição dos dados do gráfico é muito válida.

Not applicable
Author

Bom dia Yuri,

já tem um pré-filtro mês e ano. Mesmo assim, a tabela é lenta.

O hardware do servidor é, 14GB de RAM e CPU Xeon E5-2630 6 núcleos de 2.30GHZ.

Preciso acessar a tabela para verificar, aguardando usuário liberar a tabela.

Grato pela atenção.

Not applicable
Author

Yuri,

o único cálculo que é realizado seria um sum(quantidadeitem) na expressão.

São usados 11 dimensões aonde foi pivotado duas delas.

Com 4 anos(2011, 2012, 2013 e 2014) e 8 meses(Jan, Fev,Mar,Abr,Mai,Jun,Jul e Ago) consigo gerar a tabela somente com duas dimensões.

Quando coloco 4 anos(2011, 2012, 2013 e 2014) e 9 meses(Jan, Fev,Mar,Abr,Mai,Jun,Jul,Ago e Set) aparece mensagem de Out of objetc Memory.

nicolett_yuri

as 11 dimensões são da mesma tabela? inclusive a coluna "quantidadeitem" ?

Not applicable
Author

Esses dados são carregados de 8 tabelas diferentes, aonde a associação delas é feita pela LINK_TABLE.

Grato pela atenção.

nicolett_yuri

Paulo, mande um qvw de exemplo. Assim podemos encontrar o que pode estar causando a lentidão