Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
marcelviegas
Creator II
Creator II

Meta total

Bom dia pessoal,

Tenho um gráfico que tem a dimensão [Mes Ano] e tenho uma expressão que tem o valor de meta mês e o geral que é o calculo, tenho selecionado na dimensão para mostrar total, problema é que ele faz a soma da expressão geral porem ele não soma a expressão meta mês no total onde a meta fica sendo como se fosse de um mês e a meta do total deveria ser a soma da meta de todos os meses.segue print do grafico para melhor entendimento, fico no aguardo da ajuda de vocês.

1 Solution

Accepted Solutions
marcelviegas
Creator II
Creator II
Author

Yuri bom dia,

Gostaria de agradecer a ajuda, descobri o problema que estava ocorrendo.

como meu campo(meta) vem de uma planilha a expressão usada era somente o nome do campo (meta/12) porem no total estava aparecendo a meta/12 e não a meta(total), mas logo eu fiz alguns testes e vi que para soma no total eu deveria inserir na minha expressão sum(meta/12) ai então no final ele totaliza.

Abração meu amigo.

View solution in original post

10 Replies
nicolett_yuri

Eu não entendi direito sua dúvida, poderia explicar com algum exemplo?

Só uma dica, talvez você tenha que trabalhar com a função TOTAL. Dê uma pesquisada nela

marcelviegas
Creator II
Creator II
Author

yuri, eu postei o print do gráfico, mas vou tentar explicar melhor,

eu tenho a dimensão mês e a expressão "realizado"(valor qualquer), e tambem tenho uma expressão meta que é um valor que vem de uma planilha porem a meta que eu tenho é anual e para saber a meta mês na minha expressão meta eu utilizo "meta/12" para achar a meta mês.

ou seja

jan, realizado: 10, meta 8

fev, realizado:11, meta 8

mar, realizado: 8, meta 8

abril: realizado: 8, meta 8

maio: realizado: 10, meta 8

jun: realizado: 12, meta 8

e utilizo a função total:

total: 59

na barra total:59 passa a linha da meta que me da a meta: 8 onde a meta deveria ser a soma de todas as outras metas que neste caso deveria ser meta:48 por esta na barra total.

Qualquer duvida que tiveres manda ai que eu respondo novamente.

Vlw cara, obrigado pela força!!!

marcelviegas
Creator II
Creator II
Author

Yuri, eu achei somente a função total na dimensão (check box), mas a função mesmo eu não achei, nem na documentação e nem no auto complite da expressão.

é da dimensão mesmo tu que esta se referindo?

nicolett_yuri

Marcel, consegui entender sua necessidade. Seu gráfico possui uma barra de total depois de dez/2014? O que preciso entender é como que você criou essa dimensão de total? Acredito que o erro esta nesta sua lógica.

Caso queira passar um modelo reduzido e embaralhado de seus dados ajudaria ou então criar um exemplo de dados no próprio excel.

nicolett_yuri

Não, a função TOTAL seria usada como complemento da sua expressão, por exemplo: SUM(TOTAL META). Porém acredito que seu problema não seja esse. Coloquei na resposta anterior.

marcelviegas
Creator II
Creator II
Author

Yuri, eu usei somente dimensão mês para fazer o total eu só marquei o checkbox na aba limite de dimensão na propria dimensão mês, porem ele faz o total direitinho mas a meta fica com a mesma meta dos outros meses em vez de fazer o total de metas.

Ele faz o total da expressão barra e na expressão meta "linha" ele segue a logica da expressão" (meta/12) que equivale a meta de um mês, n totalizando a meta.

nicolett_yuri

Entendi!

Estranho, fiz um exemplo que os dados bateram. Segue em anexo!

Pode disponibilizar sua app?

marcelviegas
Creator II
Creator II
Author

Yuri bom dia,

Gostaria de agradecer a ajuda, descobri o problema que estava ocorrendo.

como meu campo(meta) vem de uma planilha a expressão usada era somente o nome do campo (meta/12) porem no total estava aparecendo a meta/12 e não a meta(total), mas logo eu fiz alguns testes e vi que para soma no total eu deveria inserir na minha expressão sum(meta/12) ai então no final ele totaliza.

Abração meu amigo.

nicolett_yuri

Que bom Marcelo, pois o erro no total não estava fazendo sentido por ser uma função pronta do próprio qlikview.