Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Modelo Associativo - Algumas dúvidas.

Boa noite, pessoa!

Feliz 2016 a todos...

Bom,

vamos começar o ano com muito qlikview...

Questões:

Tenho as seguintes dúvidas quanto ao modelo associativo...

Tenho, por exemplo, duas tabelas que no modelo relacional estão ligadas pelos campos A, B e C, mas essas tabelas possuem vários outros campos em comum...Tentei ligar as duas tabelas utilizando linktable.

1-Devo criar a link table somente com os campos A, B e C como está no modelo relacional, ou devo criar a chave com todos os campos em comum entre as duas tabelas( como li em alguns artigos - fiz assim e não consegui ).Ainda sobre os campos em comum, tenho campos que representam a mesma informação nas duas tabelas, mas possuem nomes diferentes( ex: Tabela A tem o campo [Nr Pedido] e na tabela B tem o nome [Num. Pedido], devo renomear esses campos na link table ?

2-Outra coisa que fiquei sem entender e atribuí à má formação do meu modelo de dados diz respeito a seguinte situação:

Utilizando a dimensão ano, por exemplo, o gráfico de barra me mostra os anos que carreguei na planilha com os valores referentes a esses anos normalmente , mas aparece o caracter  '-'( traço ) como dimensão também com valores( De onde vem esses valores que ele somou e atribuiu ao valor de dimensão '-' que não existe ).Quando coloco pra exibir o campo ano na tela, só aparecem os valores dos anos que estão na planilha( corretamente ), Não há '-'...( o campo ano foi retirado a partir de uma data da planilha utilizando a função Year )

3-Falando em datas...Quais os cuidados básicos preciso ter ao tratar datas, tanto na formatação da planilha quanto dentro do script.Preciso formatar já na planilha em um determinado formato ? preciso utilizar alguma função a mais no script para garantir sempre que terei um valor  esperado ? O que a experiência de vocês pode me dizer a esse respeito...

abraço!

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Alexandre, vamos lá:

1) No conceito de LinkTable, você deve adicionar todos os campos que são comuns entre as tabelas. Isso deve acontecer para que você tenha essas colunas em apenas uma tabela para selecionar. Depois de juntar a linkTable, drope os campos das tabelas originais.

Os campos em comuns devem possuir a mesma nomenclatura.

2) O sinal de '-' é referente ao valor Nulo. Provavelmente existe algum valor que não possui a coluna ANO preenchido.

3) Sempre trate as datas em seu script utilizando as próprias funções do qlikview para isso (year, month, day, quarter, etc...) . Lembre-se que a data é um número e no qlikview segue o critério de data de 1900.

View solution in original post

4 Replies
nicolett_yuri

Alexandre, vamos lá:

1) No conceito de LinkTable, você deve adicionar todos os campos que são comuns entre as tabelas. Isso deve acontecer para que você tenha essas colunas em apenas uma tabela para selecionar. Depois de juntar a linkTable, drope os campos das tabelas originais.

Os campos em comuns devem possuir a mesma nomenclatura.

2) O sinal de '-' é referente ao valor Nulo. Provavelmente existe algum valor que não possui a coluna ANO preenchido.

3) Sempre trate as datas em seu script utilizando as próprias funções do qlikview para isso (year, month, day, quarter, etc...) . Lembre-se que a data é um número e no qlikview segue o critério de data de 1900.

nicolett_yuri

Esse material em anexo pode te ajudar bastante a entender a função e como desenvolver uma linktable

nicolett_yuri

Esse post fala sobre formatação de datas: Get the Dates Right

Not applicable
Author

Yuri,

brigadão pelos esclarecimentos e dicas.