Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
girino777
Creator III
Creator III

Modelo Estrela ?

Boa Noite a Todos..!!

Tenho uma Tabela de fatos e diversas tabelas de dimensão formando o Modelo Estrela.

A minha dúvida é a seguinte:

As tabelas de dimensão são ligadas com a tabela de fatos com chaves compostas (2 ou mais campos).

Neste caso, como proceder para evitar as chaves sintéticas ? 

Segue um exemplo em anexo da maneira que estou fazendo, porém não sei se é a melhor alternativa. 

Muito Obrigado.

Renato

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Renato, a ideia é essa mesmo que você esta fazendo, criar um campo chave que é composto por todas essas dimensões para cada uma das tabelas que esta ligada a sua tabela do meio.

O modelo estrela é a melhor alternativa para se obter de uma aplicação seguindo as melhores práticas e também para garantir uma boa performance.

Observação: Não precisa repetir as variáveis de sistema em todas as abas, essas variáveis precisam ser declaradas somente uma vez no script.

Dicas:

Para criar esse campo chave, você pode simplesmente concatenatar os campos "&" ou então se utilizar de funções para simplificar o campo, como por exemplo o autonumber (autonumberhash e derivados). Qual a diferença? Bom, a função autonumber (e derivados) vai transformar o seu campo concatenado em um número, por exemplo, o registro: "Yuri|Jan/2014|SaoPaulo|QlikView" (concatenação de 4 campos) se tornará o valor 1 e isso tem um aumento muito bom na performance de usabilidade da aplicação.

View solution in original post

4 Replies
nicolett_yuri

Renato, a ideia é essa mesmo que você esta fazendo, criar um campo chave que é composto por todas essas dimensões para cada uma das tabelas que esta ligada a sua tabela do meio.

O modelo estrela é a melhor alternativa para se obter de uma aplicação seguindo as melhores práticas e também para garantir uma boa performance.

Observação: Não precisa repetir as variáveis de sistema em todas as abas, essas variáveis precisam ser declaradas somente uma vez no script.

Dicas:

Para criar esse campo chave, você pode simplesmente concatenatar os campos "&" ou então se utilizar de funções para simplificar o campo, como por exemplo o autonumber (autonumberhash e derivados). Qual a diferença? Bom, a função autonumber (e derivados) vai transformar o seu campo concatenado em um número, por exemplo, o registro: "Yuri|Jan/2014|SaoPaulo|QlikView" (concatenação de 4 campos) se tornará o valor 1 e isso tem um aumento muito bom na performance de usabilidade da aplicação.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite.

Segue alguns materiais, visto que a explicação seria um pouco longa para este horario (da minha parte claro.....).....

Alem destes posts...

Synthetic Keys

Data Modelling: Clarity vs. Speed

Att,

AMF

furtado@farolbi.com.br
girino777
Creator III
Creator III
Author

Bom Dia.!

Muito Obrigado..!! 

Renato

leandro_gocosta
Contributor III
Contributor III

Só para complementar este fluxograma me ajudou muito a resolver as minhas chaves sintéticas, altivez te ajude.