Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
luizmendes118
New Contributor III

Mostrar todas as metas nas tabelas, independente se houve ou não vendas no período selecionado

Boa tarde,

Tenho uma tabela de metas de Vendedores e uma por departamento de empresas. Gostaria de uma ajuda para sempre mostrar todas as metas, independente se o vendedor realizou ou não vendas, e a mesma coisa para as empresas e departamentos. No momento ele mostra todas as metas se não houver um período selecionado, mas ao selecionar um período, ele reduz a lista, mostrando somente os que realizaram vendas, reduzindo a meta Total, tanto dos Vendedores quanto das empresas e departamentos. Segue em anexo um app de exemplo.

Observação.: Tentei aplicar o conceito do nicolett.yuri‌ , mas não consegui aplicar corretamente acho.

https://blogdonicolett.com.br/2015/11/04/aprenda-a-criar-relatorios-que-respondem-as-perguntas-o-que...

Agradeço as possíveis ajudas

Luiz Mendes.

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
rvsilvestre
Contributor III

Re: Mostrar todas as metas nas tabelas, independente se houve ou não vendas no período selecionado

Ah ta, agora entendi... Bom , como eu aplicaria o exemplo do Yuri no teu caso, partindo da estrutura que você tem ali na aplicação:

Vendas:

load * from Vendas;

//atribuindo os registros que tem na tabela MetaEmpresa e nao tem na Vendas

concatenate (Vendas)

load

ChaveEmpDep,

Empresa.MesAno as ChaveCalendario,

Metas.Departamento as Departamento,

Metas.Empresa as Empresa

from MetasEmpresa where not exist(ChaveEmpDep) ; // pegar apenas ChaveEmpDep que não existem ainda na Vendas

Faz o mesmo pra Metas Vendedor...

7 Replies
rvsilvestre
Contributor III

Re: Mostrar todas as metas nas tabelas, independente se houve ou não vendas no período selecionado

Você pode usar set analysis, ex:

sum({<Calendario.DataMes>} Empresa.Meta)

luizmendes118
New Contributor III

Mas eu tenho metas mês a mês, nesse exemplo que postei, tenho metas lançadas para junho e julho, e os meses anteriores as metas estão zeradas, se utilizar como esse set analysis, ele traz a soma de todas as metas sempre, mesmo se selecionar um mês especifico, e o que queria é que trouxesse por mês selecionado. Exemplo: quando eu seleciono o mês de junho, o total de metas deveria vir como 127 e o realizado 13, trazendo todos os vendedores que venderam e que não venderam na tabela de vendedores, e todos os departamentos e empresas na tabela de metas por empresa e departamento. Deu pra entender ou fui meio confuso? rsrs

rvsilvestre
Contributor III

Ah ta, agora entendi... Bom , como eu aplicaria o exemplo do Yuri no teu caso, partindo da estrutura que você tem ali na aplicação:

Vendas:

load * from Vendas;

//atribuindo os registros que tem na tabela MetaEmpresa e nao tem na Vendas

concatenate (Vendas)

load

ChaveEmpDep,

Empresa.MesAno as ChaveCalendario,

Metas.Departamento as Departamento,

Metas.Empresa as Empresa

from MetasEmpresa where not exist(ChaveEmpDep) ; // pegar apenas ChaveEmpDep que não existem ainda na Vendas

Faz o mesmo pra Metas Vendedor...

MVP
MVP

luizmendes118
New Contributor III

Estava tentando aplicar esse conceito à minha aplicação, mas não estava conseguindo pelo meu modelo de dados acho.

branderbwcs
New Contributor III

Oi Luiz Fernando, tudo bem!

O Qlikview por padrão irá fazer a redução dos dados porque ele exibe somente os registros que possuam valor na expressão. Caso você crie uma expressão que desconsidere o ano e mês selecionados estes registros serão sempre exibidos.

Segue o exemplo da expressão:

sum({<Calendario.DataMes=,Calendario.DataAno=>}Vendedores.Meta)

Observação: A indicação do "=" indica que ele irá exibir a soma independente do campo estar ou não selecionado.

Espero ter ajudado.

Att,

Brander Weten.

luizmendes118
New Contributor III

Muito obrigado pela ajuda, segui o conceito para minha aplicação, fiz pequenas alterações por causa de algumas ligações entre tabelas, por isso demorei a responder o post, mas funcionou perfeitamente!!

Valeu mesmo pelas ajudas

Desculpe qualquer coisa

Luiz Fernando Mendes