Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
ivanilsonn
New Contributor II

Mudar "Objeto de texto" por meio de variação de meta

Capturar.PNG Pessoal, 

Preciso de um "help",  criei um campo que o 70% (está arrendondado)  é a minha eficiência realizada e abaixo a variação que teve da meta. E,  a meta nesse caso é 78%.

O problema é o seguinte essa seta vermelha (é uma imagem que coloquei) queria que variasse também caso atingíssemos a meta. Ou seja, ficaria uma seta verde  (seria uma imagem) na posição contrária.

E o segundo problema é se consigo fazer a mesma mudança de cor também nessa eficiência realizada.

Agradeço desde já.

1 Solution

Accepted Solutions
Employee
Employee

Re: Mudar "Objeto de texto" por meio de variação de meta

Você pode usar o modelo dele (setando variáveis) ou pode usar somente o conceito.

Usar um Gauge com textos para construir o seu KPI e usar CHR() para montar a seta (nesse caso você consegue colorir)

Talvez no seu caso use altere apenas o seu texto da seta para ao invés de usar uma imagem usar os caracteres unicode (você consegue fazer cor condicional)

▲▼

Leitura: Replacing images with Geometric Shapes as visual cues

15 Replies
Employee
Employee

• É em Qlikview mesmo?
  • Que componente você utilizou para montar esse KPI?
  • É possível anexar o seu modelo?
Employee
Employee

thiago_justen
Valued Contributor III

Se for em Sense, eis algo interessante que pode ser aplicado ao teu projeto:

Conditional Performance Indicators in Tables using HTML Unicode Chr() Values

Abs e Sucesso!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
WhatsApp: 24 98152-1675
ivanilsonn
New Contributor II

Desculpe não ter especificado mais Thiago. Usamos o Qlikview 11.

ivanilsonn
New Contributor II

• É o Qlikview 11
  • Sou leigo no assunto quando você fala de componente seria especificamente o que Clever ?
  • Vou preparar aqui já envio.
thiago_justen
Valued Contributor III

Imagina Ivanilson, eu também não perguntei, apenas presumi. Falha nossa hehe.

Abs e Sucesso!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
WhatsApp: 24 98152-1675
Employee
Employee

você montou com objetos de texto, correto?

Passei um link que faz usando um "gauge", fica bem melhor e mais organizado

ivanilsonn
New Contributor II

Clever, 

Deixa eu ver se entendi.

Eu tenho que criar "variáveis" com os indicadores que quero mostrar. Exemplo: vG.kp1 = 70% |

Esse script abaixo é de ativação ?

script.PNG

mauroponte
Contributor II

Ivanilson,

Estou anexando um QVW de exemplo. Abra e qlik na lista de Itens no Item 1 e depois no item 2 e veja se o efeito nas cores dos KPIs e na seta é o mesmo que voce deseja na sua aplicação.

Caso seja o efeito que voce deseja analise as seguintes configurações:

1-Nos KPIs, que na verdade são objetos tipo Texto com formulas, analise na aba fonte, clicando no botao de cores a expressão condicional que define a cor pelo valor. Nesse caso estou comparando o realizado com a meta. Se o realizador for maior estou executando a função green() que chama a cor verde, senao chamo a função red() que define a cor vermelha para o texto definido para o objeto. isso faço para os 3 KPIs.

configura cores.png

2-Para a seta eu posso fazer de 2 jeitos:

2.1-Posso utilizar imagens internas do qlikview. Para isso adicionei um Objeto texto com a expressão da imagem abaixo. Repare que a condição do IF() é a mesma que a das cores dos KPIs, porem aqui eu utilizo para definir a expressão do objeto texto. Caso a expressão retorne verdadeiro ,isto é, caso o valor do realizado seja maior que o valor da meta,o objeto ira exibir a imagem interna de uma seta verde para cima, caso contrario irá exibir a imagem interna de uma seta vermelha para baixo.

Para acessar as imagens posicione o cursor na posição onde deseja inserir o endereço da imagem, clique no botao Avançado, procure a imagem desejada e click nela que  endereço irá ser colocado na posição onde o cursor foi posicionado.

configura setas.png

Caso nenhuma imagem padrão seja satisfatória voce pode inserir imagens externas para utiliza-las. Para Isso utilize o comando Bundle Info com um load. No final script de carga utilize o comando como no exemplo abaixo:

Bundle info LOAD * INLINE [

ImagemID,Caminho_Imagem

Nova_Seta,C:\QlikView\Nova_Seta.jpg

];

Esse comando deve ter 2 colunas. A primeira linha contem o nome do campo que identifica cada imagem, e o e o nome do campo que contem o caminho onde as imagens que devem ser inseridas estão localizadas, mais o nome de cada arquivo de imagem que se deseja inserir. no caso do exemplo estou inserindo uma imagem, que será identificada internamente como Nova_Seta, sendo que ela esta localizada em C:\QlikView\Nova_Seta.jpg. Se quisesse inserir outras imagens deveria somente acrescentar no comando linhas com os identificadores e os caminhos de cada imagem.

Feito isso deve ser feita uma recarga. Feita a recarga volte ao editor de expressão do objeto texto onde deseja trabalhar com a imagem incluida, clique em imagem e avançado. Em grupo de imagem selecione para o nosso exemplo ImagemID, ou o nome que voce definiu para o campo do identificador das imagens e repare que as imagens que voce definiu no script estão disponiveis para utilização.

configura setas 2.png

2.2 - Nessa opção eu posso utilizar imagens unicas e fixas para cada objeto texto, combinado com condicionais de exibição de cada objeto, para isso, considerando o efeito que entendi que voce deseja para as setas, voce precisa primeiro criar 2 objetos texto definindo para a imagem do primeiro uma seta verde para cima, No meu caso eu tenho no meu HD a imagem que desejo e defini como na imagem abaixo. Eu tambem tenho no meu HD uma imagem de uma seta vermelha para baixo, para qual criei outro objeto texto de maneira identica a imagem abaixo, mudando somente o arquivo da imagem, ficando assim com os dois objetos textos exibindo as duas setas.

cinfiguraimagem.png

em seguida preciso configurar a condição na qual deve ser exibida a seta verde. No objeto da seta verde, na aba layout defini realizado maior ou igual a meta como condição para exibição. Veja a imagem abaixo na seção MOSTRAR.

Fiz a mesma coisa no objeto que mostra a seta vermelha, porem inverti o sinal da condição para realizado menor que meta.

Repare nas posições 2 e 3 quando alterno a seleção entre os itens 1 e 2. Quando seleciono o item 1 com variação negativa a seta vermelha aparece na posição 2 e a verde some. Se seleciono o item 2 com variação positiva a seta vermelha da posição 2 some e a verde na posição 3 aparece.

condicaoimgem.png

Se voce reparar na posição 1 quando eu alterno entre os itens 1 e 2 ocorre uma alternância entre seta vermelha e seta verde. Na verdade o que eu fiz foi duplicar os objetos que contem as setas nas posiçoes 2 e 3, e reposicionar as duas copias abaixo da posição 1, com o mesmo tamanho e exatamente na mesma posição, assim vai aparacer uma ou outra na mesma posição dependendo da condição calculada para a seleção atual. coloquei tambem nas posições 2 e 3 somente para mostrar o efeito.

Espero que as informações te ajude a atender a suas necessidades.

Caso necessite estamos a disposição para ajudar.

Att.,

Mauro Ponte