Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
luiz_damascena
Contributor III
Contributor III

Painel exibe dados fora da condição de seleção. Por que?

Ambiente: Qlikview para Windows Versão 12.10.10000.0 SR1

Confirmando visualmente pelas "Seleções Atuais", vejo que tenho as seguintes seleções: empresa = 999, ano = 2018, ano_mes = 2018-01 e mes = jan.

Clicando em um botão, através da Ação "Selecionar no Campo", a seleção produto é marcada como 1000, e abre-se uma tela exibindo dados.

Quando existe informação da empresa 999, para o produto escolhido (1000) no ano e mês pesquisado (2018 01), exibe corretamente, e vê-se nas "Seleções Atuais" todos os cinco filtros ativos e devidamente preenchidos.

Porém, de volta a tela inicial, quando clicamos em um botão de outro produto (por hipótese, 2000), preservadas as seleções anteriores (empresa = 999, ano = 2018,ano_mes = 2018-01 e mes = jan) e não existe este produto em 2018-01, mas existe em 2017-01, o Qlikview exibe a informação deste mês/ano.

Os filtros "caem", ficando ativos comente produto (2000) e mes (jan).

Isto induz o usuário ao erro, pois ele filtrou por 2018/01, mas está vendo a informação de 2017/01.

O que pode estar errado em minha aplicação?

Grato desde já por qualquer ajuda,

LC

7 Replies
Marcio_Campestrini
Specialist
Specialist

Boa tarde Luiz

Não vejo problemas com a aplicação. Pela descrição me parece o comportamento normal do Qlikview.

O que está acontecendo é que você está "forçando" a seleção de um produto que não está compreendido nos filtros correntes; o que ocorre é que o Qlikview seleciona o produto (conforme a sua ação) e limpa os filtros necessários para exibir a informação (caso ela exista).

Márcio Rodrigo Campestrini
JacksonAlfonso
Creator
Creator

Você pode usar uma condicional no botão, deixando ele desabilitado caso o produto não exista para a seleção corrente, vc pode por exemplo, usar a expressão: if(Count({<[ID Produto]=2000>} [ID Produto]) > 0, 1,0)

para esconder ou mostrar o botão para o produto, porque desse jeito caso o produto não exista no seu filtro o botão não sera mostrado, ou então, vc mostra um objeto de texto dizendo que o produto X não existe para o filtro selecionado.

Ai vai da sua criatividade, para montar o que precisa.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Luiz,

quem sabe uma ação antes da seleção do produto que seria o "travar tudo" as seleções do período e empresa.

Assim, produtos que não tenham movimentação na seleção não "conseguiriam" muda-las para um período na qual tenham movimentação.

furtado@farolbi.com.br
luiz_damascena
Contributor III
Contributor III
Author

Márcio, grato pelo retorno.

Embora normal, este comportamento é inevitável? Pois o resultado induz ao erro, pois quero - por hipótese - ver janeiro de 2018, mas ele mostra os dados de janeiro de 2017 como resposta a consulta...

De qualquer forma, obrigado.

luiz_damascena
Contributor III
Contributor III
Author

Caro Jackson.

Muito interessante sua dica. Obrigado.

Já me ajuda, com certeza, pois evita que o usuário clique no botão para ver uma informação errada; mas eu queria que ele selecionasse o que quisesse, e ao clicar no botão, não havendo dados que atendessem integralmente a condição de seleção - que podem ser variadas - simplesmente exibisse "No data to display"...

Mas, obrigado.

Marcio_Campestrini
Specialist
Specialist

Boa tarde

Luiz, vale a dica do afurtado‌ logo abaixo. Antes de selecionar tente programar o Qlikview para travar as seleções atuais(e destravar depois). Lembre de avaliar o impacto no usuário dessa ação.

Márcio Rodrigo Campestrini
luiz_damascena
Contributor III
Contributor III
Author

Caro Alessandro.

Sua dica quase resolveu minha questão... mas acho que ele não consegue travar o código do produto - definido pelo clique do botão - pois embora ele preserve todos os outros (empresa, ano, mês, ano-mês) ao não achar especificamente o produto, ele exibe todos os produtos que atendem aos filtros (daquela empresa, naquele ano, naquele mês...).

Mas, sua dica é a que mais se aproximou do meu objetivo. Continuo testando.

Obrigado.