Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
junior_ehlke
Creator III
Creator III

Peek Saldo Anterior

Amigos, quem aqui sofre com a lógica dos relatórios para financeiro? hehe

Com a enorme ajuda de vocês, ha algum tempo atrás consegui criar uma tabela de saldos, com isto estou utilizando o PEEK para calcular o saldo anterior.

No final das contas eu tenho uma tabela com a DATA, CONTA, SALDO e SALDO ANTERIOR.

Isto facilitou muito porém o financeiro quer selecionar 3 dias (25,26,27), o Qlikview esta somando o saldo anterior dos 3 dias,

como poderei no gráfico pegar apenas o saldo anterior do primeiro dia selecionado?

Faz sentido esta lógica?, acredito que sim, porém não sei como fazer.

no inicio do Ralatório tenho assim:

sum({<mcon_pcon_conta={'100169','100303','100306''}>}saldo_anterior)


e no final


sum({<mcon_pcon_conta={'100169','100303','100306''}>}saldo)

Labels (3)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Hamilton, não seria apenas um set analysis para pegar a menor data selecionada?

Consegue explicar melhor e disponibilizar um exemplo?

View solution in original post

5 Replies
Anonymous
Not applicable

Bom dia Hamilton!

Quando você diz "Saldo Anterior", é sempre o saldo do dia anterior ao Saldo?

nicolett_yuri

Hamilton, não seria apenas um set analysis para pegar a menor data selecionada?

Consegue explicar melhor e disponibilizar um exemplo?

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Bom dia, é isto mesmo Yuri,

fiz assim:

sum({<dia_do_mes={'$(=min(dia_do_mes))'}, {<mcon_pcon_conta={'100169','100303','100306''}>}saldo_anterior)

e

sum({<dia_do_mes={'$(=max(dia_do_mes))'}, {<mcon_pcon_conta={'100169','100303','100306''}>}saldo)


e resolveu. Confesso que tenho um certo receio de usar set analysis para datas, principalmente quando muda de um mes para outro ou de ano, em todo caso resolveu.


Novamente obrigado.

nicolett_yuri

Na verdade erramos com datas no Set Analysis por falta de atenção, na maioria das vezes.

Se disponibilizamos filtros de Ano e Mês para o usuário e no set analysis você faz um range por um campo de DATA (DD/MM/YYYY), então primeiro você deve remover o filtro de Ano e Mês que o usuário fez na aplicação. Exemplo: SUM( {$<ANO=,MES=, DATA = {">=$(vDataFormatoDDMMYYYY)"}>}VALOR).

Outro ponto de atenção é a data que é formada por um valor e exibido por outro (dual) e isso interfere muito na hora de utilizar o set analysis, por exemplo:

Se temos um campo de AnoMês no formato YYYYMM criado da seguinte forma: Date(MonthStart(DATA), 'YYYYMM'), o que enxergamos é YYYYMM, porém o verdadeiro valor possui a informação de DIAS, desta forma o set analysis deve ser comparado com uma data no formato com dias, seja DD/MM/YYYY ou YYYYMMDD.

junior_ehlke
Creator III
Creator III
Author

Verdade Yuri,

A falta de atenção é a principal vilã para o Set Analysis,

você falou uma coisa que demorei para perceber, ao fazer uma seleção como esta, devemos desconsiderar os filtros liberados para o usuário, e isto, muitas vezes, implica em deixar um código muito grande e de difícil manutenção, foi o caso do SALDO_ANTERIOR, utilizei a função peek no script para evitar o tratamento do campo SALDO no gráfico, mas em muitos casos isto não é possível.

Muito obrigado pela observação.