Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
esbaptista
Contributor II
Contributor II

Planejar Qvd

Boa tarde pessoal,

Depois de muito tempo tenho um projeto para construir a partir do zero em QV.

Não tenho muita experiência, mas já construí algumas coisas e sei que existem muitos exemplos no próprio site qlik.com

Comecei a pensar se ninguém 'inventou' um template e/ou aplicativo para organizar e planejar um projeto novo.

Algo como os webdesigner utilizam para planejar sites.

Você conhece alguma forma de fazer isso? Você acredita que isso seria interessante?

3 Replies
maiconmello
Creator III
Creator III

Bom dia,

Extrator e geração de QVD, é relativamente simples, não conheço algum template disso.

A grosso modo :

Load Campos;

SQL Select * from tabela;

Store mytable into xyz.qvd (qvd); após into passa o caminho onde salva o QVD, ou nesse formato ele salva aonda esta o qvw.

Anonymous
Not applicable

    Bom dia Elton,

    Tudo bem?

    Acredito que devido a uma infinidade de combinações, e configurações, possíveis para cada objeto do QlikView; programar algo para construir um painel QV desde o zero é uma tarefa que até Hércules recusaria (hihihi).

    O QlikView dá tanta liberdade aos desenvolvedores que mesmo quando copiamos um painel pronto sempre o modificamos para atender melhor as nossas necessidades.

    E isso é o que mais me encanta no QlikView... Essa infinidade de possibilidades que a ferramenta nos oferece.

   Como sugestão lhe digo que você pode dar uma olhada no Qlik Sense. É uma ferramenta nova que a QlikTech está investindo muito no seu crescimento pela facilidade de desenvolvimento que o ambiente oferece.

    Mas como o instrutor do curso de Desenvolvedor que fiz nos disse "O QlikView é um CANIVETE SUIÇO e o QlikSense é uma faca bem afiada!".

    Ele acredita que um dia o QlikSense será um canivete suiço, com uma faca bem afiada; mas, até lá, vou continuar, "forçando Tico e Teco", "Torrando os neurônios", "perdendo o sono", mas, acima de tudo... Me divertindo bastante e "daremos pulos de alegria" quando achamos uma solução para um pedido louco (muitas vezes esses pedidos vêm da nossa cabeça mesmo :-p) e muitas outras coisas que só quem convive no universo dos desenvolvedores QlikView é capaz de entender.

    Posso não ter respondido sua pergunta meu caro mas pude expor minha opinião. Obrigado pela oportunidade!

Felicidades...

esbaptista
Contributor II
Contributor II
Author

Bom dia! Tudo bem obrigado e com você?i Eu concordo com você em tudo, sem tirar nem por! E é por isso mesmo que eu pensei em um template como um guia para desenvolver. Por que neste mar de recursos, as vezes, é muito fácil de se perder.

Imaginei algo como os Canvas (http://canvabrasil.blogspot.com.br/) que auxiliam na criação de planos de negócio, projetos, etc

Um mapa onde você vai colocando as necessidades e os caminhos vão se tornando mais claros.

Entende? Conhece alguma coisa neste sentido?

Vocês desenvolvedores frequentes e experientes tem algum roteiro ou caminho que seguem para criar?