Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
joao_sp_campina
Creator II
Creator II

Preencher faixa de Horas por Dia efetivo de Trabalho

Boa tarde Pessoal,

Estou em um projeto de produção  BI em uma usina, onde o dia de produção efetivo começa às 06:00 da manhã  com término às 05:59 da manhã do dia seguinte.

Por exemplo: A produção do dia 01/04/2017 começa as 06:00 neste dia e termina às 05:59 do dia 02/04/2017.

Tenho uma tabela onde é registrada as horas de Rotação de uma moenda neste período. Porem estas informações são carregadas de dois arquivos com o histórico de trocas de Rotações (arquivo do dia 01/04 e arquivo do dia 02/04). Isto pra gerar as informações do dia 01/04. Sempre vou precisar de dois arquivos ( dia e dia seguinte pra gerar o dia).

O problema é que na minha regua para compor as horas HI hora inicio e HF hora final de Rotação consideram os arquivos baseado na hora de troca de Rotação.

O meu problema é: no dia 01/04 a HF de Rotação registrada é 23:30 com o valor 5500. Ja no dia seguinte 02/04 iniciou as 06:00 com o valor de 5500. Ou seja, o valor de inicio de rotação de dia efetivo de trabalho é sempre a última rotação gerada no dia anterior.

A minha necessidade é preencher as horas de 23:30 às 06:00 da manhã do dia 02/04 com o valor 5500 do dia 01/04. Pois este valor permaneceu ate o inicio do outro dia.  Isto não está acontecendo.

Segue anexo um qvw com um exemplo. Se alguem puder me ajudar, agradeço muito.

Abrs

          João Carlos Ferreira.

6 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

João, não é o mesmo problema que já resolvemos há umas 2 semanas?

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Bom dia Clever,

Ne verdade é a continuação do problema. Conseguimos preencher as faixas de horas que não estavam no intervalo de HI (hora início e HF Hora fim). Porem agora teremos que completar as faixas de horas que estão fora deste intervalo para gerar todas as faixas de horas do dia 0 à 23 horas.

Por exemplo:

Como informado acima eu tenho duas datas 01/04 e 02/04. Eu preciso gerar todas as faixas de horas do dia 01/04. Eu preciso das duas datas, pois o dia de trabalho começa 06:00 e termina as 05:59 do dia seguinte.

No problema anterior, foi resolvido o problema de não aparecer todas as faixas com base na HI e HF por data. Isto não garantia ter todas as faixas do dia. Como no exemplo acima começou as 06:00 e terminou as 23:30 para o dia 01/04. Na verdade deveria terminar as 05:59 do dia 02/04. Isto não esta acontecendo. Por isso a necessidade de dois arquivos para completar todas as faixas de horas do dia efetivo. Lembrando que o início do dia 02/04 sempre será a ultima rotação do dia 01/04.

Meio confuso né. Tenho que resolver isto.

Att,

João Carlos

Clever_Anjos
Employee
Employee

Eu acredito que se usar a mesma lógica mas antes inserindo alguns registros "fake" deve resolver

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Clever,

Como assim?

Eu tenho que inserir  estes registros, porem eu vou ter completar estas faixas de horas que estão pendente considerando a Rotacao do dia seguinte.

Poderia me passar um exemplo, por gentileza.

Se possível mande com base no qvw que anexei.

Obrigado,

Clever_Anjos
Employee
Employee

Ajuste as regras, mas se entendi direito o problema o codigo abaixo irá incluir

"Ou seja, o valor de inicio de rotação de dia efetivo de trabalho é sempre a última rotação gerada no dia anterior."

Concatenate(DADOS_ROTACAO_DIA_01_04)

load

  Data+1 as Data,

  FirstSortedValue(RPM,-HF) as RPM,

  MakeTime(6) AS HI

resident DADOS_ROTACAO_DIA_01_04

joao_sp_campina
Creator II
Creator II
Author

Clever boa tarde,

Isso. O valor de início de RPM do dia efetivo é sempre a última do dia anterior.

Porem eu preciso preencher todas as horas do dia efetivo com o complemento desta RPM.

No meu exemplo: Dia efetivo é 01/04/2017. Este dia termina as 06:00 do dia 02/04/2017. Porem as horas deste do dia efetivo estão terminando às 23:30. Deveria completar estas horas até as 06:00 da manhã do dia 02/04/2017. Colocando no campo Data 01/04/2017 as horas faltantes.

Apliquei seu script no meu exemplo e gerou algumas linhas de registros. Porem ainda não atendeu.

Segue anexo o qvw e um arquivo excel explicando como deveriam ser completadas as horas.

Se puder me ajudar, agradeço muito!

Obrigado

João Carlos