Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Problema com fórmula de soma.

Gostaria apenas de trocar uma ideia  estou com o seguinte problema:


Desenvolvi uma projeto para avaliar a situação financeira de cada representante, onde existe existe varios tipos de titulos exemplo: (Nota Fiscal  e Cheques).

Então montei a formula para calcular dias médio de atraso no pagamento.

Para calular cheques usei a formula  (sum((Cheques_ValorVencido)*(Cheques_DiasAtraso)))/sum(Cheques_ValorVencido)   => Beleza e formula funciona perfeitamente e tenho o resultado

Para calular Notas ficais  usei a formula  (sum((Nota_ValorVencido)*(Nota_DiasAtraso)))/sum(Nota_ValorVencido)   => Beleza e formula funciona perfeitamente e tenho o resultado


Após chegar ao calculo individual necessito somar o resultado dos  titulos de cheques e das notas, a formula é simples (formula dos cheques + formula das notas) porem agora vem o meu problema quando não existe um tipo de titulo exmeplo um determinado representante não possui atraso com cheques apenas notas, o resultado  da soma das formulas fica em branco. Gostaria de saber se ja passou por esta situação.

At. Márcio

3 Replies
Not applicable
Author

Bom Dia,

Interessante esta questão, nunca tinha me deparado com este problema mas é uma questão de entender o que acontece.

Fiz um exemplo em que este problema ocorreu e percebi os seguintes fatos:

Dentro da função "SUM" o qlikview deve realizar algum tratamento quando o valor é nulo (creio que assume este valor como zero).

Se você tentar realizar um calculo da seguinte forma: X + NULL(), o valor retornado sempre vai ser nulo.

No seu exemplo existem duas formas de solucionar este caso:

1ª) utilizar uma verificação se o resultado é nulo e retornar o valor 0:

IF(ISNULL((sum((Nota_ValorVencido)*(Nota_DiasAtraso)))/sum(Nota_ValorVencido)) = -1, 0,

                (sum((Nota_ValorVencido)*(Nota_DiasAtraso)))/sum(Nota_ValorVencido) )

E somar as colunas utilizando o próprio nome das colunas, exemplo: Cheque + Notas;

2ª) Utilizando a função "RANGESUM" (internamente o qlikview deve realizar o mesmo tratamento de valores nulos como zero):

RANGESUM( ( (sum((Cheques_ValorVencido)*(Cheques_DiasAtraso)))/sum(Cheques_ValorVencido) )

                   , ( (sum((Nota_ValorVencido)*(Nota_DiasAtraso)))/sum(Nota_ValorVencido) ) )

Segue um arquivo com a aplicação deste exemplos.

Abraços!

Not applicable
Author

Eduardo, muito obrigado.

Também consegui, depois de muito erro e tentativa acrescentar NumSum ele retorna “Zero” ao invés de null e consegui somar os valores.

(NumSum((sum((Cheques_V)*(Cheques_Atraso)))/(sum(Cheques_V)))

Atenciosamente,

De: Eduardo Correa

Enviada em: quarta-feira, 29 de junho de 2011 10:47

Para: Marcio Dal Soglio

Assunto: - Re: Problema com fórmula de soma.

QlikCommunity<http://community.qlik.com/index.jspa>

Re: Problema com fórmula de soma.

created by Eduardo Correa<http://community.qlik.com/people/ecorrea> in Qlikview Brasil - View the full discussion<http://community.qlik.com/message/128651#128651

Not applicable
Author

Boa tarde,

Estou uma questão semelhante, só que o problema é que o subtotal da tabela dinâmica fica em branco algumas vezes e em outras não.

Aguém teria alguma dica para resolução?

Sum (if(Dt_fase_Retorno < '0',TQte))* Pontos_corte

Grato,

Rodrigo