Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Problema com referência circular

Bom dia pessoa,

estou com problemas com uma referência circular. Necessito da ajuda de vocês.

Não entendo o por que do problema por que numa modelagem referencial seria esse o procedimento de modelagem.

error loading image

7 Replies
Not applicable
Author

Bom dia André,

Realmente essa modelagem em banco de dados relacional estaria correta, mas como estamos falando de banco de dados associativo isso é um problema para o QlikView.

Para o modelo de dados Associativo do QlikView, não podemos ter mais de um "caminho" dos dados, realmente é necessácia a associação do campo Grupo da tabela Salário Operacional e Produtos, pois para mim são informações distintas.

Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia Fernando,

desculpe mas não entendi como resolveria essa referência circular. Eu tenho que eliminar uma dessas tabelas? Juntar elas ?

Obrigado pelo auxílio.

[]s André

Not applicable
Author

Sem compreender o negocio e modelo de dados que está utilizando fica complicado lhe dar a resposta 100% correta, mas só de olhar o seu modelo, eu tiraria o campo Grupo da Tabela Salário Operacional.

Anonymous
Not applicable
Author

Seria a seguinte situação Fernando, vamos ver se você pode me ajudar.

A tabela Produto ela tem especificado os dados do produto e a que grupo ele pertence, por exemplo, OMO Multi-ação que está apontando para o grupo Higiene e Limpeza, o produto Detergente Líquido Limpol também está no mesmo grupo Higiene e Limpeza. O produto Oleo de Soja estaria no grupo Alimentos.

No caso a tabela Salário Operador armazena o salário dos operadores mensal só que esses operadores eles mexem com os grupos separados, por exemplo, o André ele no período 01/2011 ele que é do grupo Higiene e Limpeza ele custou R$1.000,00. Já o operador Fernando no período 01/2011 ele que é do grupo Alimentos ele teve um salário de R$1.500,00. Tipo nesse caso, o grupo dos operadores é o mesmo que o grupo dos produtos. ele tem que referenciar esses grupos.

Por exemplo, se eu selecionar o grupo Alimentos, vai puxar somente os operadores que mexem com esse grupo e os produtos que fazem parte deste grupo, assim por diante.

Não sei se fui claro Fernando !! Para caminhar no projeto, eu eliminei da tabela de salários os grupos e criei uma coluna, salario_grupo_alimentos, salario_grupo_higiene mas vejo que não é a melhor alternativa.

Grato pela atenção.

[]s André

Not applicable
Author

Olá André.

Pelo que pude verificar acredito que seja necessário ter uma tabela de ligação entre funcionario, grupo e período. Essa tabela não existe no seu banco transacional?

Além disso tente alterar o nome dos campos "mes" e "ano" colocando o nome de cada tabela depois deles. Ex: "mes_produto", "ano_salario" ou algo do tipo.

Avise se der certo Smile

Not applicable
Author

Olá André,

Dai já é consultoria, e cobro bem por isso. Big Smile

Você pode degenerar a dimensão Produtos, ou seja, colocar os campos da tabela Produtos dentro da tabela Produção.

guilherme_olive
Partner - Creator
Partner - Creator

André,

acredito que a solução mais simples e rápida seria você fazer JOIN do campo GRUPO da tabela PRODUTOS na tabela PRODUÇÃO.
Assim a tabela PRODUÇÃO teria o relacionamento com a tabela SALARIO através dos campos Mês, Ano e Grupo.
E a tabela PRODUTOS faz o relacionamento direto com a PRODUÇÃO e na tabela PRODUTOS você remove o campo GRUPO.

Acredito que isso solucione o seu problema.