Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
diegofaria
Contributor II
Contributor II

Proporcionalidade com campo de outra tabela

Olá,

Tenho a situação onde o [Desconto Financeiro] está vindo de uma tabela onde a única conexão ocorrida é o [Número NFS], ou seja, não tenho o valor por [Código do Produto]. Preciso que o [Desconto Financeiro] seja proporcional ao [Valor do Pedido].

Tentei a seguinte fórmula, sem sucesso:

((sum[Desconto Financeiro]) / (sum[Valor do Pedido])) * [Valor do Pedido]

Alguém pode me ajudar?

Proporcionalidade.png

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
diegofaria
Contributor II
Contributor II
Author

Olá Thiago! Obrigado pelas tentativas!

Consegui a solução inserindo o NODISTINCT. Caso não utilize a proporcionalidade se aplicará apenas na primeira linha.

(Sum ([Desconto Financeiro]) / Sum (Aggr (NODISTINCT Sum ([Valor do Pedido]), [Número NFS]))) * Sum ([Valor do Pedido])


Um abraço!

View solution in original post

6 Replies
Thiago_Justen_

Que tal:

Sum([Desconto Financeiro])*(Sum([Valor do Pedido])/Sum(Aggr(Sum([Valor do Pedido]),[Número NFS])))

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
diegofaria
Contributor II
Contributor II
Author

Obrigado Thiago!

Apliquei o sugerido e atendeu parcialmente. Temos três linhas de produtos e a proporção foi aplicada somente para um item, os outros dois retornaram nulo. Veja:

Proporcionalidade.png

Thiago_Justen_

Talvez assim:

Sum([Desconto Financeiro])*(Sum([Valor do Pedido])/Sum([Valor do Pedido]))


Tirei a agregação e isso já deve bastar.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
diegofaria
Contributor II
Contributor II
Author

Thiago, tentei como acima e o resultado que me retornou foi idêntico ao primeiro print, ou seja, os valores inteiros se repetiram.

Na mesma lógica com "Aggr" eu usei em Medida Mestre e como Variável:

(sum([Desconto Financeiro])/ Sum(Aggr(Sum([Valor do Pedido]),[Número NFS])))*Sum([Valor do Pedido])

Deu certo, porém algo está impedindo que a fórmula se aplique à demais linhas do pedido. O que pode ser?

Proporcionalidade.png

Thiago_Justen_

O qualificador Total deve nos ajudar aqui:

Sum(total [Desconto Financeiro])*(Sum([Valor do Pedido])/Sum([Valor do Pedido]))

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
diegofaria
Contributor II
Contributor II
Author

Olá Thiago! Obrigado pelas tentativas!

Consegui a solução inserindo o NODISTINCT. Caso não utilize a proporcionalidade se aplicará apenas na primeira linha.

(Sum ([Desconto Financeiro]) / Sum (Aggr (NODISTINCT Sum ([Valor do Pedido]), [Número NFS]))) * Sum ([Valor do Pedido])


Um abraço!