Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
matzenbacher
Contributor II

Proxy do cliente impede funcionamento dos google maps no qlikview

Bom dia!

Preciso de uma ajuda,

Estou para implantar um painel com geo-análises em algumas prefeituras, o problema é que algumas delas tem acesso bloqueado via proxy a internet, impedindo o funcionamento dos mapas;

Acredito que a forma mais simples seria pedir a liberação da internet no servidor do BI, ... porem como nao sei se eles farão isso de boa vontade,  gostaria de saber se existe uma outra forma de liberar o acesso do qlikview a internet sem desativar o proxy? ou sugestões?

obrigado!

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
aderlanrm
Valued Contributor

Re: Proxy do cliente impede funcionamento dos google maps no qlikview

Exatamente Kaauan,

Você vai pedir a liberação de "maps.googleapis.com/*", ou seja, tudo desse subdominio, com isso, não tem como a infra argumentar falta de segurança, já que eles podem checar o site.

Eu sempre peço a liberação assim, acho mais prático do que fazer configurações de usuários, proxy e etc, pois esses servidores sempre tem manutenções e pessoas diferente mexem, então, quando dá erros devido ao site, é só pedir para verificar se os subdominios estão devidamentes liberados e tudo volta a funcionar.

Abraço.

8 Replies

O googlemaps esta bloqueado? Se estiver bloqueado não existe outra forma, até porque isso é uma "segurança" aplicada para a empresa. Você vai precisar de uma mão do pessoal de infra. Seja desbloqueando o site, ou até então para o IP do servidor do Qv seja liberado o maps.google.com sem que o mesmo passe pelas diretivas de segurança do proxy!

matzenbacher
Contributor II

Entao, segundo meu colega tudo é bloqueado por senha...nesse caso da pra abrir uma exceção apenas para o qlikview ter livre acesso?

Da sim, mas se esta bloqueado por senha, porque não esta funcionando? O usuário que segura os serviços do QvServer é um usuário do dominio da rede? Se for, esse usuário já esta autenticado no proxy e conseguirá visualizar os mapas.

OBS: depois vou dar uma verifica se tem como passar login na utilização do gmaps.

aderlanrm
Valued Contributor

Bom dia Kauan,

É mais garantido liberar o subdomínio que esta nas configurações de imagem de fundo do objeto que vc esta usando.

Não é seguro liberar o IP do servidor e liberar o QlikView também pode ter problemas futuros de acesso em outras máquinas, liberando o subdomínio garante que apenas esse site, seguro será acessado, o pessoal da infra não terá porque questionar.

Abraço.

matzenbacher
Contributor II

Ta certo, vou fazer uns testes e descobrir que tipo de usuário o QVsever possui nos clientes... se rolar esse login, acho que seria ótimo.

posto o em seguida o resultado..

abs.

matzenbacher
Contributor II

E ai Aderlan, é uma ideia interessante,

no caso devo pedir para o pessoal da infra liberar acesso apenas para o link do fundo do objeto?

o mesmo pode ser aplicado na build que me traz coordendas novas?

FROM [http://maps.googleapis.com/maps/api/geocode/xml?address=$(vRegistro)&sensor=false] (XmlSimple, Table is [GeocodeResponse]);

rphpacheco
Contributor III

Bah... estou com o mesmo problema!

aderlanrm
Valued Contributor

Exatamente Kaauan,

Você vai pedir a liberação de "maps.googleapis.com/*", ou seja, tudo desse subdominio, com isso, não tem como a infra argumentar falta de segurança, já que eles podem checar o site.

Eu sempre peço a liberação assim, acho mais prático do que fazer configurações de usuários, proxy e etc, pois esses servidores sempre tem manutenções e pessoas diferente mexem, então, quando dá erros devido ao site, é só pedir para verificar se os subdominios estão devidamentes liberados e tudo volta a funcionar.

Abraço.