Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
glauco_sonoda
Contributor
Contributor

[QLIKVIEW] Problema para importar uma tabela com registros com caracteres especiais.

Tenho uma tabela na qual, existe registros com caracteres especiais (acentuação) .

Quando executo o "Reload", o processo de captura dos dados é abortado sem uma mensagem de erro específico.

Analisando as informações, realizei um teste na qual deixei apenas registros sem acentos, assim todos foram importados.

Detalhes da base de dados:

Banco Oracle 11g

NLS_CHARACTERSET AL32UTF8

Testes realizados:

1) Importando os dados sem qualquer alteração dos mesmos, e mantendo a configuração do QLIK VIEW padrão.

Resultado:

Capture2.PNG

2) Mantive as 4 primeiras linhas que não possuem acentuação, de um total de 8300 registros.

Resultado:

Capture3.PNG

Minhas dúvidas:

  • Para casos como este, há alguma configuração na aplicação que possa ser alterada?
  • O tratamento deve ser feito antes da importação?
  • Existe alguma função que possa ser colocado na codificação que trate o problema em tempo de execução?

Abraços

2 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

No seu SQL você poderia tratar as colunas com caracteres acentuados convertendo para outro formato (acredito que WE8ISO8859P1 funcione)

https://www.techonthenet.com/oracle/functions/convert.php

glauco_sonoda
Contributor
Contributor
Author

Opa boa tarde!
Me desculpe pela demora em retornar sua mensagem.

Acabei optando por compatibilizar o banco com a ferramenta, e assim não tive eventuais problemas.

Mas sua dica é válida, tenho uma base de testes antiga na qual posso testar o que você me orientou.

Obrigado pela sua sugestão. Todo conhecimento é válido.

Bom feriado

Abs