Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Qlik Sense - Contar quantidade total de Meses

Pessoal,

sou novo por aqui, estou aprendendo a usar o qlik sense. Tenho uma dúvida.

Preciso contar a quantidade total de meses que apresentam pedidos emitidos para um determinado cliente nos 12 meses anteriores à data selecionada..

Por exemplo seleciono o mês de março de 2016 e o cliente 01, preciso da quantidade total de meses que são maiores que 03/0215 e menores que 03/2016.

Já utilizei set analysis, mas aparece na tabela todos os clientes, sendo que para os clientes não selecionados aparece o valor total também, ou seja, gostaria de saber se é possível fazer com que aparece na tabela apenas os clientes selecionados.

segue as imagens dos dois casos, selecionando dois clientes e a outra com todos selecionados.

gostaria que ao selecionar aparecesse apenas as informações dos selecionados.

Como não sei fazer a seleção dos 12 meses anteriores fiz esse exemplo, pegando a quantidade de meses com pedidos no ano anterior ao ano do mês selecionado.

Fórmula da medida QUANTIDADE_MESES.

Count( {1<DATA_ENTREGA=,ANO_ENTREGA={"$(=MAX(ANO_ENTREGA)-1)"}>}

DISTINCT MES_ENTREGA)

Grato.

Labels (1)
3 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Já achou uma saida? Se sim, poste aqui pra gente

mauroponte
Creator II
Creator II

Carlos,

já conseguiu solucionar seu problema?

Senão Tente o seguinte,

Count({<DATA DO PEDIDO={">=$(=date(MonthStart(AddMonths(max(DATA DO PEDIDO),-12)),'DD/MM/YYYY'))<=$(=date(MonthStart(AddMonths(max(DATA DO PEDIDO),-1)),'DD/MM/YYYY'))"}>} distinct DATE(DATA DO PEDIDO,'YYYY/MM'))


Substitua DATA DO PEDIDO   pelo seu campo de data que serve de referencia. Acredito que essa expressão atenda a sua necessidade.


Espero ter ajudado.

jpsveiga
Contributor II
Contributor II

Essa função funciona Mauro, parabéns! Usei para contar o número de semanas em uma função, ficou:

count(distinct week(Dia))

Ficou perfeito.