Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
elinaldo
New Contributor II

[ QlikSense ] Como faço Script Oculto no QS2_0?

Caros Colegas,

Qual a forma de trabalhar como script oculto no QS2 Desktop.

Gostaria de proteger a logica do negocio em questão, evitando que alguem copie

indevidamente e leve para um concorrente.

Bom sabado a tds!

Tags (1)
8 Replies
Luminary
Luminary

Re: [ QlikSense ] Como faço Script Oculto no QS2_0?

Elinaldo,

No QS Desktop não existe script oculto e não é possível definir usuário e senha de acesso com section access. Desta forma, não existe proteção de propriedade intelectual para distribuir apps Qlik Sense via Desktop.

Abraço,

Pablo

elinaldo
New Contributor II

Olá Pablo!

Entendido sobre script oculto.

Agora, antes eu acessava http://localhost:4848/hub, mais agora parou, vc poderia me ajudar.

Estou usando o Chrome e instalei recente um antvirus BitDefender.

Luminary
Luminary

Re: [ QlikSense ]  Como faço Script Oculto no QS2_0?

Esta URL somente funciona enquanto o Qlik Sense Desktop estiver aberto. Quanto ao bitdefender, verifique se ele não bloqueou a porta 4848.

mauroponte
Contributor II

Elinaldo, como nao temos script oculto no Sense uma alternativa que encontrei para proteger os scripts foi, após prontos, passá-los para uma planilha protegida por senha e executar o script a partir da planilha. Para isso precisamos de uma conexão com o Excel via ODBC.

Isso pode dar um pouco de trabalho no caso de a aplicação sofrer muita manutenção, porém é uma maneira de proteger o script.

girino777
Contributor III

Olá Mauro

Tudo Bem?

Tem como você postar um exemplo fictício do seu aplicativo? 

Um passo a passo, seria de muita valia.

Esta dúvida é muito citada aqui no fórum. 

Estou precisando muito também. 

Obrigado

Renato

mauroponte
Contributor II

Caro Renato,

Segue anexo arquivo compactado com documento descritivo do exemplo que usei, planilha com exemplo de scripts a serem carregados, e dois QDVs para serem carregados via planilha, bem como a aplicação

A planilha tem senha (senha=teste) para ser carregada via ODBC. Infelizmente quando estava criando o exemplo tive algum problema na configuração do meu ODBC que ocasionou uma falha no acesso a planilha quando ela está com senha. Se você conseguir configurar a conexão ODBC na sua maquina  problema nao ocorrerá. Em outro teste que fiz deu tudo certo.

Se voce quiser testar o script basta retirar a senha da planilha.

Com a senha e o ODBC configurado corretamente voce consegue manter o acesso ao script bloqueado para quem nao tem a senha.

Lembrando que essa planilha deve ser bem guardada, porque sem ela ta tudo perdido..kkk

O ideal seria termos o script oculto, porem na falta do mesmo esse método pode ser utilizado nesses casos.

Espero ter ajudado.

Qualquer duvida pode me enviar.

girino777
Contributor III

Jóia..!! Mauro

Já baixei os arquivos.

Assim que puder vou dar uma olhada..!! 

Muito Obrigado.

Renato

Employee
Employee

Olá, já conseguiu resolver? Se sim, por favor marque uma das respostas como "Correta" para fechar o tópico e ajudar a manter a comunidade organizada.

https://community.qlik.com/groups/qlikview-brasil/blog/2016/05/10/como-obter-ajuda