Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
silvarafhael
Explorer II
Explorer II

QlikView 11 - Gráfico Tabela, Mostrando Dimensão Categoria, Vendas (Mostrar Coluna produto lider )

Boa Tarde,

Senhores, estou com um impasse que ainda não consegui resolver. Preciso de alguma ajuda nesse sentido.

Tenho uma TABELA  de Vendas Normal. Com SEQPRODUTO, QTDE, VENDAS, DTVENDA, ETC...

 relacionada com a tabela PRODUTO: SEQPRODUTO, DESCRICAO, CATEGORIA

Crio um gráfico tabela, para Mostras as vendas pela dimensão CATEGORIA,  Como na imagem abaixo:

silvarafhael_0-1592339168623.png

Porém eu necessito criar uma coluna que traga na categoria de "leite\longa vida\comum", como no exemplo, qual foi o produto que mais vendeu. O valor de sua venda individual em outra coluna. De tal forma que eu consiga saber a participação de vendas deste produto lider na sua categoria. E assim sucessivamente nas demais categorias.

Lembrando que a dimensão categoria como está no relatório tem vários produtos totalizando as vendas, gerando aquele valor em um determinado período. Preciso mostrar assim como ele está, e ao lado qual o primeiro produto desta categoria e o seu valor de venda.

Acredito ter explicado, tudo mas se tiverem duvidas ainda, vamos discutindo.

Obrigado desde já qualquer ajuda nesse sentido.

Obrigado,

Rafhael Fernandes Silva.

 

3 Replies
nicolett_yuri

Eu faria de uma maneira diferente, para ficar mais fácil:

  1. Alternaria o tipo de gráfico de tabela simples para tabela dinâmica
  2. Adicionaria a segunda dimensão na tabela, sendo o próprio PRODUTO
  3. Criaria uma medida que representasse o % daquele produto dentro daquela categoria

 

Desta maneira, o usuário teria independesse de olhar as informações somente por categoria e, caso queira, abrir no detalhe do produto.

 

Para fazer o item 3, bastaria fazer uma fórmula de TOTAL_VENDA_PRODUTO/TOTAL_VENDA_CATEGORIA

Vamos imaginar que o Total da venda seja SUM(VENDAS), a medida ficaria assim:

SUM(VENDAS)/SUM(TOTAL <CATEGORIA> VENDAS)

silvarafhael
Explorer II
Explorer II
Author

Obrigado, pela Dica. Já fiz dessa forma. 

Mas não atende a necessidade. Preciso listar por categoria de produto. Fato.

Dentro das colunas de vendas, lucro bruto, , margem%. Preciso trazer o produto lider de vendas e sua participação de vendas.

Então teria que mostrar por exemplo:

CATEGORIA                        VENDAS                       LUCRO BRUTO                       Margem        PRODUTO LIDER                       PART. PL

MERCEARIA\LEITES      XXXXXXXXX                XXXXXXXXXXXXXX                  XXXXXXX%     LEITE PIRACANJUBA 1L              34%

 

Apenas um exemplo.

Já tentei de N maneiras, mas dessa forma não me atende. Obrigado. Se alguem mais tiver uma dica, fico grato.

Abc
Rafhael Fernandes

nicolett_yuri

Então acho que você vai ter que trabalhar com a função FirstSortedvalue.

 

https://help.qlik.com/pt-BR/qlikview/April2020/Subsystems/Client/Content/QV_QlikView/ChartFunctions/...

 

Um exemplo para mostrar a descrição do produto (ou mais de um), de acordo com o somatório de vendas:

Concat(firstsortedValue([PRODUTO],-aggr(sum(TOTAL [VENDAS]),[PRODUTO])),',')