Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
joelnunesf
Contributor III
Contributor III

QlikView x QlikSense - O que muda para o usuário final no AccesPoint?

Caros, temos alguns aplicativos feitos em QlikView aqui na empresa, não são muitos e, o pouco que temos são aplicativos relativamente simples em comparação ao que a ferramenta pode oferecer, a grande dúvida é, o que muda para o usuário FINAL, consumidor pelo AccessPoint, esses aplicativos estarem desenvolvidos em QlikView ou QlikSense, tirando a parte gráfica?


Att


Joel

3 Replies
lfetensini
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Olá Joel.

Não sei ao certo o tipo de resposta que você tem expectativa, mas acredito que você já respondeu ela na própria pergunta.

Para o "usuário final" o que muda é realmente o visual, pois a maioria das funcionalidades estão presentes. Existem algumas específicas do Sense como "Pesquisa Global" e Insights. E não há nada que tenha no Qlikview que você sentirá falta no Sense, sempre há uma solução, seja nativa ou com uso de extensões.

Uma funcionalidade que pode fazer falta ao usuário é em relação as pesquisas. O Qlikview tem uma funcionalidade de nas caixas de pesquisa utilizar o Wildsearch como padrão, que é aquela pesquisa que digitamos parte do nome de algo e ele já sugere o resultado, mesmo que o contexto digitado esteja no meio da frase. No Sense é necessário utilizar caracteres coringas como asterisco na frente e possivelmente atrás. Exemplo: ter que digitar *ni* para achar o nome "Antônio".

Em relação a visual de tabelas, o Sense tem um comportamento bem diferenciado, principalmente se você possui aplicações em Qlikview com várias delas na tela. Se o usuário é acostumado a ver muita tabela no Qlikview, pode estranhar bastante o Sense no início. Com uma dose de criatividade do desenvolvedor, tudo se resolve e fica até mais elegante no Sense.

A boa notícia é que o Sense é muito mais responsivo no tamanho da tela do que o Qlikview e praticamente tudo que for desenvolvido será adaptado automaticamente, sem necessidade de pensar entre uma situação e outra isoladamente.

Respondi a dúvida ou compliquei? Dê seu feedback.

Forte abraço!

Support your colleagues. Remember to "like" the answers that are helpful to you and flag as "solved" the one that helped you solve. Cheers.
joelnunesf
Contributor III
Contributor III
Author

Perfeito Luis.

O lance que ainda não tinha tido contato com o Sense, então peguei um curso no Udemy e estou começando a ver o que exatamente você está falando, enfim, muito obrigado pela atenção e pelos esclarecimentos, vou dar mais umas futucadas aqui para dar um feed pro chefe. Valeu mesmo.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Algumas diferenças:

  • Capacidade de fazer alterações nos dashboards (desde que permitido no QMC)
  • Criação de estórias
  • Capacidade de filtrar facilmente por faixa de valores (tipo selecionar as vendas entre 10 e 20 mil) apenas com o mouse
  • Possbilidade de visuliazar no celular ou tablet