Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Qlikview em decadência e Sense em ascensão ?? Qual a tendência do mercado??

Boa tarde pessoal,

Gostaria de levantar uma discussão a respeito de alguns posts que tenho lido de desenvolvedores qlik do mercado internacional que estão defendendo a tese de que o Qlik está em decadência e o Sense em ascensão, com relação ao portfólio da qlik, ou seja, a tendência mundial é a Qlik investir muito mais na ferramenta Sense, enquanto que aos poucos o Qlikview ficaria obsoleto..

Principalmente vocês, que são consultores, parceiros qlik, ou que trabalham nas masters resellers, tem notado que esta é a tendência? Estão implementando muito mais Qlik Sense? Se isso for verdadeiro, acham que para os desenvolvedores qlikview é vital começarem a migrar para o Sense?

Obrigado desde já.

3 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Minha modesta opinião/experiência como consultor

  • Maior parte dos projetos ainda em Qlikview, pois a base instalada é muito grande e as empresas não estão migrando aplicações, mas construindo novas.
  • É importante conhecer dos dois, mas 90% do conhecimento é compartilhado (Modelagem de dados, Logica de Script, Set Analysis, etc)
  • É normal os holofotes estarem apontados para o Sense pois é o produto mais novo, mas nem por isso o Qlikview tem previsão de ser descontinuado
marcelvinicius
Creator III
Creator III

Boa tarde amigo,

O View pelo que vejo ainda é muito utilizado e com boa aceitação no mercado, mas sim, sinto e vejo que aos poucos está ficando obsoleto e a tendencia é só a utilização e comercialização do Sense. Com a empresa que tive treinamento, eles ainda estão dando curso dos dois, porém priorizam os do Sense que é a futuro.

Sobre os desenvolvedores de View, não posso opinar por já comecei usando o Sense, mas acredito que no momento ainda não será necessário, ainda mais que as duas plataformas são praticamente as mesmas, mas sim como em todos os ramos, terá que ser reciclado.

mario_sergio_ti
Partner - Specialist
Partner - Specialist

Amigo, segue para apoio:

Uma resposta que fiz que irá te ajudar também.

Re: Vale a pena começar pelo Qlikview?

Consultor certificado | Quem compartilha, aprende!
https://www.linkedin.com/in/mariosergioti