Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
joaopaulo_delco
Partner - Creator III
Partner - Creator III

Quantidade de dias da Seleção

Ola pessoal. Veja se vocês tem alguma solução para este caso.

Tenho um dashboard que mostra dados de faturamento por produto, mostrando a quantidade faturada conforme imagem abaixo:

dashboard faturamento.png

Gostaria de fazer o cálculo do consumo médio (quantidade vendida / quantidade dias).

A quantidade de dias que quero considerar é quantidade de dias da seleção até o dia de hoje.

Ou seja, se eu selecionar o ano 2018, devera considerar a quantidade de dias corridos de 01/01/2018 até a data atual.

Tentei utilizar a fórmula para obter a quantidade de dias:

if (max([Data Link])>today(1),

num(today(1)-min([Data Link]))+1,

num(max([Data Link])-min([Data Link]))+1).

Se eu colocar em um KPI traz a quantidade de dias correta, mas se eu colocar essa fórmula na grid do faturamento (coluna $(vDiasSelec) na imagem, a fórmula considera o min([Data Link]) o primeiro dia de venda no período do produto e o max([Data Link]) a data da última venda do produto.

Saberiam me dizer como posso obter a quantidade de dias da seleção desconsiderando somente o filtro de data?

Help users find answers! Don't forget to mark a solution that worked for you!
Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
elvis_schwarz
Creator
Creator

Você tem o campo [Data Link] em seu modelo, certo? É ele que estou utilizando para ser analisado dentro do set analysis, onde o trecho inicial ">=$(=Min([Data Link])) avalia a menor data selecionada no campo [Data Link] e o trecho final <=$(=Max([Data Link]))"} avalia a maior data selecionada no campo [Data Link].
Para entender melhor como o set analysis funciona você pode acessar:Manual Set Analysis Completo em Português BR.

Para funcionar na sua tabela você pode alterar  o campo [Data Link] por um campo que equivale a seu campo de data de seleção inicial ou de seleção final. Se você não tiver esses campos no seu modelo de dados sugiro criar uma outra tabela com um campo para selecionar o período inicial e outro campo para selecionar o período final. Você consegue um exemplo aqui: Canonical Date

View solution in original post

3 Replies
elvis_schwarz
Creator
Creator

Bom dia

Você pode tentar da seguinte forma:

SUM({<[Data Link]={">=$(=Min([Data Link]))<=$(=Max([Data Link]))"}>}quantidade vendida )

/

SUM({<[Data Link]={">=$(=Min([Data Link]))<=$(=Max([Data Link]))"}>}( quantidade dias))

joaopaulo_delco
Partner - Creator III
Partner - Creator III
Author

Bom dia Elvis!

      O que eu preciso é conseguir a quantidade de dias corridos que está na minha seleção de data. Portando eu não tenho a variável "quantidade dias" que você sugeriu no denominador. E essa quantidade tem que ser o período selecionado independente do produto listado na tabela.

Help users find answers! Don't forget to mark a solution that worked for you!
elvis_schwarz
Creator
Creator

Você tem o campo [Data Link] em seu modelo, certo? É ele que estou utilizando para ser analisado dentro do set analysis, onde o trecho inicial ">=$(=Min([Data Link])) avalia a menor data selecionada no campo [Data Link] e o trecho final <=$(=Max([Data Link]))"} avalia a maior data selecionada no campo [Data Link].
Para entender melhor como o set analysis funciona você pode acessar:Manual Set Analysis Completo em Português BR.

Para funcionar na sua tabela você pode alterar  o campo [Data Link] por um campo que equivale a seu campo de data de seleção inicial ou de seleção final. Se você não tiver esses campos no seu modelo de dados sugiro criar uma outra tabela com um campo para selecionar o período inicial e outro campo para selecionar o período final. Você consegue um exemplo aqui: Canonical Date