Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
lcarlos_pe
New Contributor III

Referencia Circular

Senhores (as),

Estou precisando de ajuda num documento onde na tentativa de fazer um load de uma nota tabela, sendo que esta se relaciona a duas outras ...

Tentei adicionar a tabela CONTRATOS a qual foi carregada através de uma planilha, porém, ao fazer a ligação dos campos com as tabelas clientes e produtos, o qlikview me retorna uma erro de referência circular. Se eu apenas linkar um dos campos o outro não reconhecido.

Alguém consegue me ajudar?

referencia_circular_contratos.PNG

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
rvsilvestre
Contributor III

Referencia Circular

Tem realmente necessidade de manter ID_familia_produto na tabela de contratos?

olhando assim rapidamente, o cliente esta ligado na nota > itens > produto (familia_produto)... parece nao haver necessidade desse ID_familia_produto na tabela de contratos, ja que ja esta ligado indiretamente...

sem ele, nao haveria referência circular.

5 Replies
esbaptista1974
New Contributor II

Referencia Circular

Vou dar meu pitaco...

Transforme a tabela de itens do pedido em tabela fato, ou seja, na tabela central, mais importante.

Quando estiver fazendo a carga desta tabela, insira os dados que precisa do cabecario da nota nesta tabela de itens (use left join, por exemplo), assim vc vai eliminar o cabecario da nota.

Veja sobre: Mapping LOAD / ApplyMap, AutoNumberHash128

Forte abraço

Not applicable

Referencia Circular

Um inner join entre as tabelas "NOTAS" e "CONTRATOS" resolveria a questão.

lcarlos_pe
New Contributor III

Referencia Circular

Obrigado pelas respostas!

Tentei fazer o join entre notas e contratos, mas o resultado  foi semelhante a ligar a tabela contratos à tabela Clientes.

No meu modelo tenho a seguinte estrutura:

Notas: Cliente

Item da Nota: Produto

Contratos: Cliente e Produto

O problema seja o pouco conhecimento em programação, como só sei o básico do báscio, só consegui fazer funcionar ou com o cliente ou com o produto.

Vou continuar tentando.

rvsilvestre
Contributor III

Referencia Circular

Tem realmente necessidade de manter ID_familia_produto na tabela de contratos?

olhando assim rapidamente, o cliente esta ligado na nota > itens > produto (familia_produto)... parece nao haver necessidade desse ID_familia_produto na tabela de contratos, ja que ja esta ligado indiretamente...

sem ele, nao haveria referência circular.

aderlanrm
Valued Contributor

Referencia Circular

Concordo com o Rodrigo,

Se ele for necessário para uma busca ou algo assim, renomea esse campo para o QV não ligar ele a produtos, mas se ele não é necessário, é melhor remover mesmo.

Abraço.