Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Registro duplicado

Boa tarde,

Poderima me ajudar a entender esse cenário?

Exportei essa planilha do Qlikview, estou com registro duplicados.

-Tenho duas bases de dados banco e excel

-Campo número esta na minha fato

-Na fato eu tenho o ID campo2

-No dimensão do ID campo2 eu tenho o ID campo1

-estou dando um count de número ou seja retorna 1. OK

-substringcount é para verificar o Campo1

Problema: Para o Numero 1-2 eu não tenho AM como conteudo de substringcount. nem no banco  nem no excel. Para o numero 1-2 eu tenho apenas o Nome5 no Campo1, ou seja, não deveria trazer nenhuma informação nessa Data, pois não há AM no campo1 para essa data com o numero 1-2.

Acredito que ele esteja duplicando os dados. Como investigar/resolver?

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite.

Normalmente, um caminho que sigo seria a medida que vou lendo as tabelas, dou um exit script abaixo e coloco os dados em uma tabela.  No seu caso, deixa selecionado o que esta duplicado e vai lendo ate aparecer na tabela (objeto na tela) os dados duplicados. Ai, vendo campo a campo (que estao na tabela na tela) posso descobrir qual foi o campo que gerou a duplicacao e se veio de um left join por exemplo....

Dependendo da modelagem, coloco varios tabelas, sendo cada uma para um LOAD.  Assim posso perceber qual esta com problemas.

Passo a passo.....ate descobrir aonde esta o erro.  Se na carga ou mesmo na base do banco......ou xls.....

AMF

furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

5 Replies
Not applicable
Author

Realmente esta duplicando os dados, preenchi todos os ID Campo2 que são base para o Campo1.

estou dando um distinct no meu load, porém ainda não resolveu

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite.

Normalmente, um caminho que sigo seria a medida que vou lendo as tabelas, dou um exit script abaixo e coloco os dados em uma tabela.  No seu caso, deixa selecionado o que esta duplicado e vai lendo ate aparecer na tabela (objeto na tela) os dados duplicados. Ai, vendo campo a campo (que estao na tabela na tela) posso descobrir qual foi o campo que gerou a duplicacao e se veio de um left join por exemplo....

Dependendo da modelagem, coloco varios tabelas, sendo cada uma para um LOAD.  Assim posso perceber qual esta com problemas.

Passo a passo.....ate descobrir aonde esta o erro.  Se na carga ou mesmo na base do banco......ou xls.....

AMF

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Boa noite, obrigado por responder

Vou fazer isso amanhã desmembrar cada uma das minhas tabelas, mas acho que preciso entender melhor essa junção de tabelas vindas do banco e de tabelas criadas por load vindas do excel (Eu ainda to tentando entender o pq do qlikview criar por exemplo duas linhas identicas sendo que na base só tem 1 linha.). Estou usando o concatenate como junção das tabelas do banco e das tabelas do excel, e no banco eu utilizei um left join, agora que vc comentou disso vou dar uma olhada e tentar entender a necessidade., pq pode estar ai a duplicidade do campo. Estou começando agora no qlikview, mas sinto falta de ter algo um pouco mais legivel pra debugar esses tipos de casos, mas você ja me deu um norte, vou dar uma olhada nesse left, nas minhas tabelas.

Obrigado

nicolett_yuri

Pode ser que seu left esta errado.

Mas a ideia é a que o Alessandro postou, tem que ir verificando passo a passo até encontrar o JOIN que esta duplicando valor.

Not applicable
Author

Boa tarde,

Eu não tinha o relacionamento entre minhas tabelas do excel.

Resolvido, criei um Id sequencial no excel e foi resolvido, obrigado