Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
luizaugustopfg
New Contributor II

Relacionamento de tabelas

Boa tarde pessoal, estou enfrentando um pequeno problema, onde tenho a tabela 1, tabela 2 e tabela 3. Minha tabela "2" está relacionada com minha tabela "1", porém preciso relacionar minha tabela "3", como proceder diante da tal situação? segue abaixo a imagem:

relacionamento.png

Tags (1)
7 Replies
MCampestrini
Valued Contributor

Re: Relacionamento de tabelas

Luiz

Você precisa ter um campo que ligue a tabela Empresa à uma das outras, como você tem o campo %idlink que liga as tabelas Cliente e Venda.

Márcio Rodrigo Campestrini
luizaugustopfg
New Contributor II

Então, criei um autonumberhash128, contendo o codEmpresa e codCliente, como proceder nessa situação?

we.png

psilva001
Contributor

Basicamente, vc deve ter dois campos homônimos em tabelas diferentes, mas não pode colocar homônimos em mais de duas tabelas, pois o relacionamento deve ser sempre 1-1.

Portanto, a tabela empresa não pode ter um campo chamado %idlink, já que esse campo é utilizado para relacionar outras duas tabelas.

MCampestrini
Valued Contributor

Luiz

Escolha uma tabela onde ligar a empresa (por exemplo, Venda) e renomeie o campo CodEmpresa com o nome %idEmpresa. Na tabela Empresa crie o campo CodEmpresa com o nome %idEmpresa. Como o campo vai existir em duas tabelas, ele vai ligá-las automaticamente.

Márcio Rodrigo Campestrini
eduardo_tercari
New Contributor II

Você deve incluir o campo %idlink nessa terceira tabela "Empresa" ou também usar um Applymap para relaciona-la com as outras.

marcelvinicius
Contributor III

Amigo @eduardoterçariol

Não pode colocar o campo %idlink Na terceira tabela, pois irá dar "Referencia Circular".

MVP
MVP

Luiz,

na tabela VENDA descomente a linha que esta

// CodEmpresa

para

CodEmpresa

e assim voce tera o campo CodEmpresa na tabela Venda e o mesmo campo na tabela Empresa.

A ligação entre as tabelas se faz por campos com o mesmo nome e mesmo conteúdo (a ligação sera dado igual de um lado com dado igual do outro)