Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Reloads do Servidor provocam perda dos filtros no documento!

O problema prende-se com os reloads agendados no servidor para os documentos Qlikview (v11).

Desenvolvemos uma aplicação web que é complementada com a apresentação de uns gráficos construídos no Qlikview.

Os gráficos são apresentados em contexto com o livro que está a ser analisado.

O modo que implementamos para obter essa informação do Qlikview, foi criar um seletor com o id dos livros e no URL de chamada a esse documento, filtramos o id do livro pretendido.

Exemplohttp://srv-smartbi-ql/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=Detalhe%20Sell%20Out%20Semanal.qvw&host=Local&s...

Faço notar que o documento do Qlickview foi disponibilizado no servidor sem ter qualquer id de livro pré-selecionado, ou seja, está com a informação total de todos os livros. Conforme referido, a seleção do livro pretendido é indicada no URL.

Esta solução funciona bem, exceto quando é realizado o reload do documento.

Nesse momento, se algum utilizador estiver a consultar o documento, assiste a um refresh da informação, mas perde o filtro que está no seletor (Id do livro), ou seja, passa a ver o gráfico com a informação total de todos os livros.

A única ação que o utilizador é capaz de fazer para corrigir esta situação é fechar a janela onde é apresentado o gráfico e voltar a abri-la, assim o documento volta a ter o seletor definido para o livro pretendido.

Estive a investigar no forum do Qlikview e encontrei o que pensei ser a solução, mas que não consegui colocá-la em prática.

Essa solução consiste em desmarcar uma flag no QVS para que seja possível ter mais do que uma cópia do documento em memória, fazendo com que os reloads não afetem os gráficos que estão a ser apresentados aos utilizadores (apenas na próxima abertura da janela dos gráficos é que será apresentado aos utilizadores os gráficos atualizados).

A flag que desmarquei é a seguinte:

QVS.jpg

Pelo que li, tinha ficado com a ideia que esta opção poderia ser indicada documento a documento, no entanto este foi o único sitio onde a encontrei e é uma opção geral.

O documento utilizado para testar esta solução tem as seguintes propriedades de servidor:

QVS.jpg

Peço ajuda para perceber o que está a faltar, ou até mesmo uma solução alternativa para este problema.

Obrigado!

8 Replies
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Olá Eduardo,

  Vejo que você passa o filtro como parametro na URL que é aplicado no momento da abertura do documento, mas ele não é mantido após o refresh do documento. 

  Você já fez contato com o suporte do teu Master Reseller ? Eles podem te ajudar a definir se isto é um bug ou se este comportamente é o esperado, ou se há mais algum parametro a ser modificado.

Abraço,

Pablo Labbe

Consultor Qlikview

Not applicable
Author

Olá Pablo,

Entrei em contacto com o nosso 'Territory Sales Manager' e este aconselhou-me a recorrer ao suporte da Qlikview.

Então, coloquei este pedido de ajuda tanto neste grupo do Brasil como no 'New to Qlikview'.

Há algum modo diferente de pedir suporte?

Obrigado.

Cumprimentos,

Eduardo Ribeiro

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Eduardo,

  Clientes do Brasil devem contatar os Parceiros ou Master Reseller para suporte em primeira e segunda linha. Sua empresa está no Brasil ?

  Outras questão importante que a Qlikcommunity é uma comunidade de usuários. Quem responde as questões são desenvolvedores . Eventualmente o suporte da Qliktech atua também, mas caso seu caso tenha urgencia você deve abrir um ticket de suporte com a equipe de suporte. Veja neste link informações de como contactar o suporte :

  http://www.qlik.com/us/services/support/product-support

Att,

Pablo

Not applicable
Author

Olá Pablo,

Eu sou um novo utilizador do Qlikview e sou de Portugal.

Não sabia onde me dirigir para ter suporte 'oficial' da Qlikview.

Ontem descobri que há um 'Customer Portal', no entanto não me consigo logar nele (já reportei esse problema nessa mesma página).

Com o link que me forneceu do product support encontrei um email de suporte da qlikview ao qual vou recorrer.

Obrigado pela ajuda.

Um abraço,

Eduardo

Not applicable
Author

Olá Pablo,

A resposta que obtive do suporte é para utilizar bookmarks em vez de links com filtros.

Mas, como é que faço isso?

Já andei a investigar na documentação, na comunidade e em videos e não encontrei forma de passar bookmarks em URLs, com informação variável (conforme o livro escolhido na aplicação externa que chama o documento do Qlikview). Pode ajudar-me nisso?

Obrigado.

Um abraço,

Eduardo

Not applicable
Author

Eduardo pelo que eu andei lendo seria algo assim

http://server/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=File.qvw&host=QVS@server&select=BM01,NOME DO MARCADOR

Eu testei aqui e deu certo, somente colocar o final em negrito.


Not applicable
Author

Olá Issosorio,

Obrigado pela ajuda.

Mas tenho a mesma dúvida, ou seja, consigo fazer isto dinamicamente?

Por exemplo, ao selecionar um livro numa aplicação web, abrir o documento do Qlikview onde me mostra informação desse livro (através do ID do livro). Com bookmarks consigo ter essa parte do ID do livro variável de modo a abrir o documento do Qlikview para o livro correto?

Obrigado.

Eduardo.

Not applicable
Author

Isso eu já não sei como funciona. Deve ser possivel sim fazer uma URL dinamica, mas eu não sei como eu faria isso.

se você abrir uma aplicação somente para fazer o  bookmark, e chamar outra aplicação que irá mostrar as informações desse livro, eu acho que não funciona. Mas se for na mesma aplicação em abas diferentes irá funcionar sim.