Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
joao_sp_campina
Creator II
Creator II

Resultado de 3 meses anteriores no mês atual

Boa tarde Pessoal,

Estou com uma dúvida e não estou conseguindo resolver por expressão.

Segue: Preciso contar os clientes que faturaram nos últimos 3 meses e jogar o resultado  no mês atual selecionado em um gráfico de barras.

Vejam como funciona: Selecionando Mar/2013, tem que carregar o resultado de Mar/2013, Fev/203 e Jan/2013 no mês selecionado Mar/2013.

Existe alguma maneira de fazer isto por Set analysis? Criei três variáveis para pegar o mês corrente e os meses anteriores e joguei na expressão de set analysis usando a função Total. Funciona se eu selecionar o mês. Caso eu deixo sem selecionar carrega o mesmo valor para todos os outros meses.

Se alguém puder ajudar agradeço.

Abrs

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

João, quando você quer que determinada informação exiba um mês (mês na dimensão), mas deseja que por trás desse mês retorne valores de outros meses, então a solução para isso é criar um de/para de meses. Caso não seja utilizado o mês na dimensão, então você consegue resolver por set analysis.

Exemplo de De/para do mês

Crie uma tabela de De/para no qual o resultado deverá ser:

Mês Exibição    Mês Valor

Fev/2014          Fev/2014

Fev/2014          Jan/2014

Fev/2014          Dez/2013

Jan/2014          Jan/2014

Jan/2014          Dez/2013

Jan/2014          Nov/2013

A coluna Mês Valor é a coluna que será utilizada para a chave entre a sua tabela de faturamento e a coluna Mês Exibição é a coluna que você colocará na dimensão de seu gráfico.

Claro que você deverá criar uma regra para automatizar a criação dessa tabela de de/para.

Agora, se você vai criar um indicador no qual não precisa ter a dimensão de mês no gráfico, então você pode utilizar as variáveis e também set ana...

Em anexo encontra-se um exemplo de utilização da tabela de de/para.

View solution in original post

4 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

teria como postar um qvw com seus dados? Farei para você

nicolett_yuri

João, quando você quer que determinada informação exiba um mês (mês na dimensão), mas deseja que por trás desse mês retorne valores de outros meses, então a solução para isso é criar um de/para de meses. Caso não seja utilizado o mês na dimensão, então você consegue resolver por set analysis.

Exemplo de De/para do mês

Crie uma tabela de De/para no qual o resultado deverá ser:

Mês Exibição    Mês Valor

Fev/2014          Fev/2014

Fev/2014          Jan/2014

Fev/2014          Dez/2013

Jan/2014          Jan/2014

Jan/2014          Dez/2013

Jan/2014          Nov/2013

A coluna Mês Valor é a coluna que será utilizada para a chave entre a sua tabela de faturamento e a coluna Mês Exibição é a coluna que você colocará na dimensão de seu gráfico.

Claro que você deverá criar uma regra para automatizar a criação dessa tabela de de/para.

Agora, se você vai criar um indicador no qual não precisa ter a dimensão de mês no gráfico, então você pode utilizar as variáveis e também set ana...

Em anexo encontra-se um exemplo de utilização da tabela de de/para.

Clever_Anjos
Employee
Employee

João, a solução do Yuri Nicolett é a que eu recomendo

rafaugusto
Contributor III
Contributor III

Yuri, estou com um problema semelhante, consegue me disponibilizar o anexo?
(Sou novo na comunidade, procurei no tpc e não encontrei o anexo)