Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Séries encadeadas e índices

Boa tarde!

Estou tentando fazer um gráfico de linha de alguns índices que hoje são calculados via Excel.

Esse índice é calculado a partir de uma série móvel de 12 meses, tomando como base um mês específico como a base 100.

Por exemplo: Jan'13 = soma de Jan'13 mais os 11 meses anteriores (Fev'12-Jan'13) e seria considerado minha referência. Minha série índice seria então (soma últimos 12 meses do valor)/(soma últimos 12 meses da referência - nesse caso Jan'13)*100.

Minha tabela hoje está baseada em colunas, seguindo este padrão:

Data, Valores1Unidade1, Valores1Unidade2, Valores2Unidade1, Valores2Unidade2.

Como meus dados estão em colunas, Criei uma variável dummy em uma lista que muda a coluna de cálculo através de uma função if.

Tentei me basear em umas contas de YTD que já tenho rodando numa outra dashboard e estou travado aqui:

Dimensões:

Criada a partir de Mês&Ano

Expressão:

=if(Unidade='1',

sum({$<Date={">$(=AddYears(Max(Date),-1))<=$(=MonthEnd(Max(Date)))"}>} [Valor1Unidade1])/1000,

sum({$<Date={">$(=AddYears(Max(Date),-1))<=$(=MonthEnd(Max(Date)))"}>} [Valor1Unidade2])/1000)

Isso me dá um gráfico dos valores acumulados, mas tenho alguns problemas:

1) o primeiro ano aparece como série crescente (porque são os primeiros dados). Como posso removê-los da visualização do gráfico?

2) Quando seleciono uma data, ele soma os dados anteriores a eles no gráfico, e não os dados do ano anterior. Como crio essas referências?

3) Como referencio a soma para fixar uma data específica para dividir meus dados (nesse caso, Jan'13)?

Muito Obrigado!

Labels (1)
0 Replies