Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Clever_Anjos
Employee
Employee

Selecionando automaticamente valores ao abrir um documento Qlik Sense

Rotineiramente nos grupos de WhatsApp e aqui na comunidade aparece a pergunta "Tem como a aplicação Qlik Sense já abrir com alguns valores pré-selecionados?"

Tem sim! E a solução é criar um Bookmark para isso.

Vamos ver como fazer

1 - Abra sua aplicação e aplique os filtros que você queira que sejam aplicados quando a aplicação for aberta. No exemplo abaixo eu selecionei o ator "Will Smith"

Annotation 2019-03-27 110620.png

2 - Crie agora um Bookmark com as seleções que você fez, clicando no botão Bookmark ou Marcadores

Annotation 2019-03-27 111011.png

3 - Use o botão "Criar novo marcador"

Annotation 2019-03-27 111149.png

4 - Confirme a criação dando um nome para seu marcador e pressionando <Enter>

5 - Com o botão esquerdo do mouse agora, configure seu marcador como sendo "Definir seleções como padrão do aplicativo"Annotation 2019-03-27 111410.png

E se eu precisar que o valor a ser selecionado seja dinâmico? É possível também, vamos ver como fazer.

Suponhamos que você queira que o último ano venha selecionado, na minha aplicação esse campo é o campo "Year"

Ao invés de selecionar diretamente o maior ano (2018 no caso) podemos usar o método de fazer uma seleção baseada em uma expressão, tornando a seleção dinâmica

Vamos ver como fazer isso:

1 - Clique para selecionar no campo que deseja fazer a seleção dinâmica

Annotation 2019-03-27 115805.png

2 - Insira uma fórmula que faça  a seleção que você quer, no meu caso =Year=Max(TOTAL Year), note que tem um '=' no começo da expressão

3 - Crie o marcador como fizemos anteriomente e verifique se a expressão ficou dinâmica

Annotation 2019-03-27 120428.png

ATENÇÃO: um bookmark não é alterável, se você precisar alterar o valor, precisa refazer o passo 2 depois o 3 (e apagar o marcador errado)

4 - Marque esse novo marcador como sendo a seleção padrão do aplicativo

Annotation 2019-03-27 111410.png

Agora faça o teste, limpando as seleções, e entrando novamente na aplicação para ver se os filtros foram aplicados

 

That´s all Folks!

 

7 Replies
girino777
Creator III
Creator III

Olá Clever, Boa Noite.

Tentei fazer da forma que você passou, porém não consegui.

Preciso que o Qlik Sense abra o meu app com a maior data.

Não consegui nem editar o Marcador, ele não deixa. Smiley Frustrated

O que estou fazendo de errado ? Smiley Sad

Obrigado, Renato.

 

marciolins
Partner - Contributor II
Partner - Contributor II

Bom dia, Renato.

Você conseguiu executar a expressão no campo ? Eu fiz aqui no meu e ficou assim (Código 1), deu certinho. Em Apps já publicados não é possível editar o Bookmarks que veio por padrão é necessário criar o seu.


Código 1: {<[AnoMes Calendário]={"=[AnoMes Calendário]=max(TOTAL [AnoMes Calendário])"}>}
girino777
Creator III
Creator III

Olá Marcio

Boa Tarde.!

Então, no meu Qlik Sense Desktop eu criei um marcador, porém ele não deixa eu editar a fórmula. Smiley Sad

Clever_Anjos
Employee
Employee
Author

O comportamento é esse mesmo, um bookmark não é editável, precisa criar outro
girino777
Creator III
Creator III

Então, tentei de várias maneiras e não consegui fazer funcionar.

Segue o QVF em anexo. preciso que o campo (dt_posicao_estoque), quando abrir o aplicativo venha com a maior data selecionada.

 

Clever_Anjos
Employee
Employee
Author

@girino777 , fiz aqui o passo a passo e funcionou certinho, voce tem que colocar no filtro

=dt_posicao_estoque=MAX(TOTAL dt_posicao_estoque)

Anotação 2020-03-18 105821.png

Iagho_Borges
Contributor
Contributor

Olá, tudo bem?
Estou tentando criar um marcador que traga do inicio do mês até o dia atual e outro que traga os mesmo dias do mês anterior para fins de comparativo

Exemplo: do dia 01/01/2023 até o dia 09/01/2023 e o outro marcador no dia 01/02/2023 até o dia 09/02/2023

Só que não estou conseguindo criar a formula, eu consegui criar em formato de contagem de vendas, dá certo, mas quando eu tento criar o marcador, ele não aceita a mesma formula

Mês Atual:
sum({1<Data_Faturamento_Completa={"$(='>='&monthStart(Addmonths(Max(Data_Faturamento_Completa),0))&' <='&Addmonths(Max(Data_Faturamento_Completa),0))"}>}Quantidade)

Mês Anterior:
sum({1<Data_Faturamento_Completa={"$(='>='&monthStart(Addmonths(Max(Data_Faturamento_Completa),-1))&' <='&Addmonths(Max(Data_Faturamento_Completa),-1))"}>}Quantidade)

Poderia me ajudar por favor?