Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
matfurrier
Contributor III
Contributor III

Soma com condição

Pessoal, boa tarde.

Em um de meus painéis estou com um pequeno problema.

Eu faço o carregamento de dados de budget e posteriormente das vendas.

Contudo, na apresentação do painel, quando um cliente novo realiza uma compra, aparece para ele valores de budget, sendo que ele não tem.

No totalizador, está tudo correto, somente quando há clientes sem bugdet que o erro acontece.

No exemplo da imagem abaixo da para entender melhor. Os valores previstos em R$ e qtd se repetem sempre, aparecendo mesmo para os clientes que não tem budget. Destes 06 filtrados na imagem, apenas 02 deveriam aparecer o valor.

Como posso proceder ?
Obrigado !!

2018-08-22 14_31_19-Window.png

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Acho que você esta errando no JOIN...

Reveja quais campos estão sendo utilizados como chave em seu JOIN entre Vendas e Budget. Talvez o ideal seja trabalhar com CONCATENATE....

Por exemplo: Uma falha que detectei em seu join foi o Código do Cliente, este relacionamento não esta com a mesma nomenclatura entre as duas tabelas

Com.jpg

View solution in original post

4 Replies
nicolett_yuri

Mateus, favor fornecer maiores detalhes do seu painel: Modelo de dados, fórmulas utilizadas e se possível um qvw com dados de exemplo.

Desta maneira não tem como saber o erro

matfurrier
Contributor III
Contributor III
Author

Yuri, boa tarde.

Anexo qvw com o erro em questão.

O que acontece é o seguinte, nós fazemos o budget 1x ao ano. Para os clientes que tem budget e depois efetuam a compra, fica tudo certo. Contudo, clientes novos que não tem budget "assumem" este valor na planilha dinâmica.

Neste exemplo que encaminhei, o supervisor tem o seguinte budget de teste:

ITEM    MES     CLIENTE       R$                    QTD

1322      3              ABC         5018,58              120

1322      3              XYZ         1003,71                24

Assim, o total do item 1322 para o mês 03 seria de R$ 6022,30 / 144 unidades.

Acontece que, novos clientes estão assumindo a soma do budget como se fossem deles, sendo que teria que ser R$ 0 e qtd 0 também.

Eu havia colocado o código abaixo e aparentemente funcionou, mas, tenho um mapa de vendas que utiliza os dados, e nele deu problema rsrsrs.
Quando coloco o código FATO abaixo, a soma do budget por linha de produto some, e só aparece no totalizador.

O mapa é a parte de baixo da dinâmica simples.

[Fato]:

NoConcatenate

LOAD

*,

'Vendas' AS [Tipo Fato],

Cidade &'|'& Estado AS %ChaveCoordenadas

Resident VENDAS ;

join

LOAD

*,

'Budget' AS [Tipo Fato]

Resident  BUDGET;

join

load

*,

'LINHAPROD' AS [Linha]

Resident LINHAPROD;

DROP Table BUDGET , VENDAS, LINHAPROD;

nicolett_yuri

Acho que você esta errando no JOIN...

Reveja quais campos estão sendo utilizados como chave em seu JOIN entre Vendas e Budget. Talvez o ideal seja trabalhar com CONCATENATE....

Por exemplo: Uma falha que detectei em seu join foi o Código do Cliente, este relacionamento não esta com a mesma nomenclatura entre as duas tabelas

Com.jpg

matfurrier
Contributor III
Contributor III
Author

Yuri, obrigado !

Corrigi a questão do código do cliente e aparentemente deu certo aqui.

Valeu mesmo !!