Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Soma de apenas algumas dimensões

Pessoal, Bom dia.

Estou com um problema que não consegui montar a regra certa para minha soma, seguinte tenho 4 dimensões, sendo elas, data, elemento, TAG e contadores, existe 3 tipos de TAG A,B e C porém na quebra de total que está sendo feita por elemento eu preciso mostrar apenas a soma da TAG A e B.

Alguém consegue me dar uma luz ?

Obrigado.

5 Replies
maiconmello
Creator III
Creator III

Lucas veja se isso atende você.

Tratei na dimensão !

nicolett_yuri

Lucas, provavelmente você esta trabalhando com o gráfico do tipo tabela simples ou dinâmica, correto?

Para que os totalizadores tenham valores diferentes, você terá que criar expressões diferentes para os totais utilizando a função dimensionality. A função dimensionality indica quantas dimensões estão envolvidas no cálculo de determinada célula, por exemplo:

Um gráfico com uma dimensão

Para as linhas das dimensões, o dimensionality terá o valor 1, pois existe uma dimensão envolvida

Para as linhas do total, o dimensionality terá o valor 0, pois não existe nenhuma dimensão envolvida

Exemplo de expressão com o total diferentes:

IF( Dimensionality()=1, SUM(VALOR), SUM({<TAG = {'A'}>}VALOR))

Neste exemplo, para o totalizador irei considerar somente os valores em que TAG seja igual a A.

Not applicable
Author

Yuri a ideia é essa mesma... porém já tenho uma regra aplicada e não estou conseguindo adicionar a condição de só somar as TAGs que eu quero...

Segue exemplo da minha Regra:

=if(dimensionality()=1,

(sum(NDIVIDUAL_RECORD_CNT)-Sum({$<RECORDTREND_TAG ={'INFO ITX'}>} NDIVIDUAL_RECORD_CNT))/sum(TOTAL <RECORDTREND_YEAR,RECORDTREND_ELEMENT,RECORDTREND_MONTHDAY> SUM_BILL_NONBILL_RECORD_CNT),

sum(NDIVIDUAL_RECORD_CNT)/sum(TOTAL <RECORDTREND_YEAR,RECORDTREND_ELEMENT,RECORDTREND_MONTHDAY> SUM_BILL_NONBILL_RECORD_CNT)

)

Anexo print do meu relatório.

exemplo_1.PNG

No exemplo, na coluna Tag/Total não queroo que ele some o valor de INFO ITX, sendo assim meu total do elemento ITX_3G para o dia 1 de janeiro, ficaria com 100% ao invés de 206,90%

Obrigado pela ajuda !

nicolett_yuri

Lucas, para você negar no set analysis, deve utilizar o operador "-", por exemplo:

Sum({$<RECORDTREND_TAG =- {'INFO ITX'}>} NDIVIDUAL_RECORD_CNT)



Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu resolver? Se sim, nos ajude a manter o forum organizado, marcando uma das respostas como "Correta" para fechar o tópico.

Como obter ajuda? Leia antes de postar