Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Somar ultimas datas a partir de uma referência

Bom dia,

Estou com um problema e não estou conseguindo resolver!

Preciso somar valores de um banco de dados, que sejam os ultimos 10 valores ( datas como referencias, ordenadas das mais recentes) de uma data referencia.

Ex: data referencia = 08/03/2018

somar 10 ultimas datas:

07/03/2018 - 1

05/03/18 - 5

01/02/18 - 7

...

alguem pode me ajudar?

1 Solution

Accepted Solutions
Thiago_Justen_

Bruno,

Você está comparando Data treinamento com Data Viagem...

Verifique dessa forma:

sum({<OKTRN={'OK'},"[Data Treinamento]"={">=$(=Max([Data Viagem],10))"}>}[CONSUMO FINAL])

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago

View solution in original post

6 Replies
Thiago_Justen_

Bruno,

Pode fazer assim:

sum({<DATA={">=$(=Max(DATA,10))"}>}VALOR)

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Anonymous
Not applicable
Author

Thiago,

Obrigado por ter respondido, mas ainda esta somando todos os valores, e não apenas os 10 ultimos...

é o seguinte, tenho uma data de treinamento que uma determinada pessoa o realizou.

quero saber os 10 ultimos valores que essa pessoa teve em relação a essa data, das datas mais recentes pras mais antigas... fiz a função assim:

=sum({<OKTRN={'OK'},[Data Treinamento]={">=$(=Max([Data Viagem],10))"}>}[CONSUMO FINAL])

aonde estou errando ?

Thiago_Justen_

Bruno,

Você está comparando Data treinamento com Data Viagem...

Verifique dessa forma:

sum({<OKTRN={'OK'},"[Data Treinamento]"={">=$(=Max([Data Viagem],10))"}>}[CONSUMO FINAL])

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Anonymous
Not applicable
Author

Funcionou Thiago! muito obrigado, coloquei só a data viagem na sentença pra somar

Anonymous
Not applicable
Author

Thiago, me ajuda em mais uma duvida aqui?!

=if([Trecho Treinamento]='FJC - FOJ',sum({$<[Conferencia Treinamento]={'OK FJC - FOJ'},OKTRN={'OK'},ViagemTR={'Antes'},[Data Viagem]={">=$(=Max([Data Viagem],10))"}>}[CONSUMO FINAL]),

if([Trecho Treinamento]='FBP - FDC',sum({$<[Conferencia Treinamento]={'OK FBP - FDC'},OKTRN={'OK'},ViagemTR={'Antes'},[Data Viagem]={">=$(=Max([Data Viagem],10))"}>}[CONSUMO FINAL]), '-'))

Tenho essa expressão, mas ao invés de trazer a soma das ultimas 10 viagens, esta me trazendo o primeiro valor da viagem apenas...

Thiago_Justen_

Que tal:

=if(WildMatch([Trecho Treinamento],'FJC - FOJ'),sum({$<[Conferencia Treinamento]={'OK FJC - FOJ'},OKTRN={'OK'},ViagemTR={'Antes'},[Data Viagem]={">=$(=Max([Data Viagem],10))"}>}[CONSUMO FINAL]),

if(WildMatch([Trecho Treinamento],'FBP - FDC'),sum({$<[Conferencia Treinamento]={'OK FBP - FDC'},OKTRN={'OK'},ViagemTR={'Antes'},[Data Viagem]={">=$(=Max([Data Viagem],10))"}>}[CONSUMO FINAL]), '-'))

Uma pergunta apenas:

Aqui você adiciona literais, ou seja, é necessário que os campos possuam os valores exatamente como escritos no set analysis. Se tiveres dúvida, teste com aspas duplas.

Conferencia Treinamento]={"OK FJC - FOJ"},OKTRN={"OK"},ViagemTR={"Antes"},

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago