Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
omlima
Contributor III
Contributor III

Somatória Condicional - Filtros

Pessoal, bom dia

 

Podem me ajudar a encontrar o erro na expressão abaixo, pois ele deveria diminuir somente o valor de 245.000, mas está mostrando um resultado totalmente estranho.

 

Sum(if([Operação] = 'Venda' OR [Operação] = 'Venda futura', [NF Valor])) - Sum(if([Operação] = 'Devolução' AND [Pedido nº] <>'', [NF Valor]))

9 Replies
danilostochi
Creator II
Creator II

Essa sua duvida seria, na garga de dados ou em algum objeto?

poderia também criar um exemplo em load * inline ou excel para melhor entendimento?

+55(44) 9 9993-3605, WhatsApp
E-Mail or Skype - danilo16stochi@hotmail.com
omlima
Contributor III
Contributor III
Author

Quero usar um KPI para mostrar as vendas, excluindo as devoluções quando o campo "Pedido nº" estiver preenchido.

Abs

Obs: em anexo a planilha que estou usando.

Gabriel_Fernandes
Contributor III
Contributor III

Boa tarde,

criei um set analysis para cada operação:

 

sum({<Operação={'Venda','Venda Futura'}>}[NF Valor])

-

sum({<Operação={'Devolução'},[Pedido nº]={'*'}>}[NF Valor])

 

obs: [Pedido nº]={'*'} significa que o set analysis só vai somar quando o campo tiver alguma informação válida.

omlima
Contributor III
Contributor III
Author

Boa tarde

A expressão está desconsiderando as devoluções, somente soma as vendas.
Gabriel_Fernandes
Contributor III
Contributor III

Não entendi, o que você quer fazer?

 

1 - (Vendas+VendasFuturas) - Devoluções:

se for esse o caso, é a expressão que passei:

                    sum({<Operação={'Venda','Venda Futura'}>}[NF Valor]) //aqui vai somar todas as vendas

                    - //sinal de subtração

                   sum({<Operação={'Devolução'},[Pedido nº]={'*'}>}[NF Valor]) // aqui soma as devoluções que contem pedido, para subtrair das vendas

 

 

omlima
Contributor III
Contributor III
Author

É isso mesmo que quero, mas não funcionou. Será alguma informação que está sendo carregado erroneamente da planilha?
omlima
Contributor III
Contributor III
Author

Gabriel, boa tarde

Verifiquei que o Qlik Sense Cloud não está carregando alguns dados da planilha, inclusive alguns com operação = devolução, aí o problema.

Sabe me dizer o que causa falha no carregamento de dados de planilha do Excel?

Abs

Oscar
Gabriel_Fernandes
Contributor III
Contributor III

Olá,

não existe alguma clausula where na sua carga?

eu não uso o Sense, mas acho dificil uma carga deixar de carregar apenas algumas informações.

omlima
Contributor III
Contributor III
Author

Corrigi o problema da carga, porém a expressão ainda não funciona. Se coloco preencho o pedido com o que está na tabela {'2018'}, funciona, mas {'*',} ele não considera.