Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Somatorio de um valor somatorio

Bom dia, estou tendo dificuldade para exibir o total de uma expressão, porque o valor que vem do banco de dados ja é um somatorio, dai quando eu coloco um SUM junto na expressao, ele faz o valor vezes 12. Se eu deixo na expressão apenas ex: VALOR_ORCADO, ele me traz os valores que estao orçado para aquele mes, mas dai eu nao tenho o total da expressão. Como posso proceder para conseguir ter o total da expressão de um valor que ja vem o total do banco?

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
mauroponte
Creator II
Creator II

Gabriel,

Voce já tentou o sum com a clausula distinct?

sum(distinct VALOR_ORCADO)

View solution in original post

7 Replies
fabionakashigue
Partner - Creator
Partner - Creator

Gabriel,

Existem casos e casos para tratar esse seu problema.

Se estamos falando apenas de orçamento e ele já está vindo sempre para o período do ano todo. Você pode dividir seu campo no script por 12. E depois somar normalmente no seu objeto

Not applicable
Author

Bom dia Fábio, tentei fazer a divisão por 12 mas mesmo assim os valores ficam incorretos.

expressao total banco de dados.PNG

Esse é o valor real vindo do banco, na expressão só esta VALORORCADO e VALORREALIZADO,

colocando o sum.PNG

Esses sao os valores que ficam quando eu coloco o sum na expressao, ele faz o total da expressao, mas o valor fica totalmente fora.

fabionakashigue
Partner - Creator
Partner - Creator

Para apresentar este valor, não é problema de ano.

Preciso de mais detalhes para saber o que está acontecendo. Tem como postar um exemplo?

mauroponte
Creator II
Creator II

Gabriel,

Voce já tentou o sum com a clausula distinct?

sum(distinct VALOR_ORCADO)

israelcsouza
Contributor III
Contributor III

Boa tarde,

talvez usando um Aggr resolva seu problema, faça um UP do seu qvw, para podermos exemplificar.

Not applicable
Author

Deu certo Mauro, era só colocar o distinct mesmo. Obrigado.

fabionakashigue
Partner - Creator
Partner - Creator

Cara se funcionou para você perfeito. Mas meu conselho é que não faça uma somatória distinct pois não faz sentido fazer isso. Seria a mesma coisa de 1+1 = 1.

Enfim ...