Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Sugestão para criar extrator (boas praticas)

Pessoal, boa tarde!

Tenho que criar um extrator para pegar informaçoes de tres diferentes bancos de dados. O scrip que vou colar no qlik vem do sql server 2008.

Minha duvida é, como vou ter que criar tres diferentes conexões, para acessar os tres bancos. Qual é a melhor maneira de fazer isso?

Criar um unico qvw com tres abas, sendo que, cada aba com um diferente scrip e rodando tudo de uma so vez?

ou criar tres distintos qvw's para cada acesso ao banco?

Obs:

Essa consulta eu vou ter que rodar todos os dias e criar um qvd para cada base.

Sempre a base atual vai sobrepor a base anterior.

Muito obrigado pela ajuda.

4 Replies
nicolett_yuri

Acredito não ter uma regra para isso.

Se o relatório vai utilizar essas três bases, eu, prefiro deixar tudo no mesmo extrator.

Not applicable
Author

Eu também prefiro como o Yuri falou.

Se a natureza das informações for a mesma e for ser usada no mesmo lugar, eu não separo. Com relação às conexões, você não terá três ao mesmo tempo. Voce se conectará a uma base de dados de cada vez. Se voce colocar 3 strings de conexão consecutivas, ele vai ficar apenas com a última.

Então eu faço assim:

//String de Conexão para base1

//Scripts de carga na base 1

//Crio os qvds referentes à base1

//dropo as tabelasreferentes à base1

//String de Conexão para base2

//Scripts de carga na base 2

//Crio os qvds referentes à base2

//dropo as tabelasreferentes à base2

//String de Conexão para base3

//Scripts de carga na base 3

//Crio os qvds referentes à base3

//dropo as tabelasreferentes à base3

O que eu gosto de fazer é deixar toda a extração no extrator (sei que ficou redundante rsrs).

Depois crio um transformador. O transformador vai tratar as informações a partir dos QVDs, não vai conectar em nenhuma base de dados e vai deixar as informações prontinhas para o modelo de interface.

Gosto de trabalhar bem ETL mesmo, acho mais seguro e mais leve. Só complica para dar manutenção se voce tiver muitas interfaces diferentes.

Espero ter ajudado,

Abraço

Not applicable
Author

Caramba será que sou tão burro assim po....parece tão facil...cara ja faço tudo isso ou quase..crio a conexão com o banco, reload na query, store no qvd e drop a tabela e agora como fazer isso automatico? agendando? Como?

Not applicable
Author

tenho uma campo data mas não sei como carregar somente as ultimas alterações da tabela...gostaria de carregar só as alterações do dia ja que tenho o restante gravado no qvd...não gostaria de carregar tudo todos os dia...me ajuda ai por favor!