Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
borzeto
Contributor II
Contributor II

Tabela Dinâmica - Item dividido pelo total geral

Amigos, bom dia!

Podem me dar um Help? Sou novo no Sense e estou apanhando um pouco rs.

Tenho uma tabela dinâmica com vários itens e meses, com valores em cada um deles. Porém essa tabela foi pivotada, ou seja, os períodos estão todos em linhas. Acredito que, por isso, não consigo dividir cada item pelo total geral da coluna (quero calcular o market share de cada item).

O exemplo segue em anexo...Slide1.JPG


Podem me auxiliar neste item?

Muito obrigado pelo apoio.

 

Um abraço

6 Replies
RafaMartins
Creator II
Creator II

Bom dia.

Acredito que algo assim deva funcionar:

(sun({$<ITEM>} out/18))/sum(total(out/18))

criando uma dimensão para cada coluna destas

marco_almeida
Creator II
Creator II

A primeira coisa que eu faria nesse caso seria desvirar essa tabela em linhas, ao invés de colunas. Você usa o Crosstable LOAD para fazer isso. Facilita muito o trabalho pois você pode ter esse mesmo desenho usando a Pivot Table (Tabela dinâmica).

Ai é só fazer o cálculo.

Grupo Telegram Qlik Brasil: https://t.me/joinchat/AeRmnUmcxQ02L00g3x-HtQ
borzeto
Contributor II
Contributor II
Author

Opa, tudo bem?

Entao... Eu tinha os dados em colunas, mas como precisarei atualziar mensalmente a base, de modo a excluir o mes mais antigo e acrescentar o atual, me orientaram a pivotar de modo a deixar os periodos em linhas.

Se eu deixar tudo em coluna,m é super tranquilo para fazer a divisao, porem nao consigo automatizar a questao da carga dos novos periodos, certo?

Um abraço e obrigado

marco_almeida
Creator II
Creator II

Opa claro que consegue.

Dependendo de como você esta consultando a sua base é só remover usando uma cláusula "Where".

Se você sempre tem toda a base e precisa tirar sempre o mês mais antigo, pode fazer um rank.

Grupo Telegram Qlik Brasil: https://t.me/joinchat/AeRmnUmcxQ02L00g3x-HtQ
danilostochi
Creator II
Creator II

Bom dia, poderia usar a função SubField(text, delimiter[, field_no ]) para quebrar os dados e depois calcular

+55(44) 9 9993-3605, WhatsApp
E-Mail or Skype - danilo16stochi@hotmail.com
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Borzeto, boa tarde!

Para isso basicamente utilize a expressão abaixo, ajustando conforme seus campos.

sum(Valor) /
sum(<ANO_MES>Valor)

Qualquer dúvida à disposição.

Thiago Gonçalo