Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
chicoparisi
New Contributor II

Total Errado Gráfico de Data

Caros, boa tarde.

Preciso muito de ajuda.

Utilizo o SENSE.

Na minha carga de dados tenho a variável " Data atendimento" onde utilizo para todas as tabelas. Acontece que to tendo problemas com uma específica. Tenho o script dela:

LOAD

Data as "Data atendimento",

"Tipo de agendamento",

Usuário as "Usuário Agenda",

Usuário as "Usuário de abertura",

Código,

Pessoa,

Pessoa as PessoaAgendamento,

"Agendamento realizado",

"Nome do produto" as Produto

FROM [lib://Consultoria Caxias/Agendamentos.xls]

(biff, embedded labels, table is Agendamentos$);

o Problema está no relacionamento da variável " Data atendimento" , pois quando eu permaneço com a variável " Data " ele totaliza corretamente, porém eu perco o vínculo com as demais que utilizam essa variável.

No print abaixo mostro o template em questão. Onde ele relaciona vários dados como Nulo e não sei o motivo. POis na minha visão era pro gráfico inteiro estar nulo ou correto.

qlik1.png

Segue em anexo a tabela Excel que utilizei para dar carga nesse template.

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
mario_sergio_ti
Valued Contributor

Re: Total Errado Gráfico de Data

Print do resultado:

Capturar.JPG

7 Replies
rogerioalmeida
Contributor

Francisco,

Verifiquei o QVF e identifiquei que você não está dando o Count(distinct Código) é isso mesmo?

Outra coisa algo que está estranho é a modelagem existem muitas chaves sintéticas isso pode esta gerando informação errada.

Espero ter ajudado.

mario_sergio_ti
Valued Contributor

Amigo;

Mova a seção Agendamento para a última posição;

Altere o script desta seção para:

Qualify *;

Ag:

LOAD

Data as "Data atendimento",

"Tipo de agendamento",

Usuário as "Usuário Agenda",

Usuário as "Usuário de abertura",

Código,

Pessoa,

Pessoa as PessoaAgendamento,

"Agendamento realizado",

"Nome do produto" as Produto

FROM [lib://Consultoria Caxias/Agendamentos.xls]

(biff, embedded labels, table is Agendamentos$);

Na pasta Agendamento, automaticamente a plataforma Qlik alterará o nome dos campos exemplo: [Código] para [Ag.Código], [Data atendimento] para [Ag.Data atendimento]...

Para simplificar sua vida e por ser uma aplicação pequena com poucos dados, não irei entrar na questão da modelagem e nem das chaves sintéticas.

mario_sergio_ti
Valued Contributor

Print do resultado:

Capturar.JPG

chicoparisi
New Contributor II

Olá Mario, obrigado pela resposta.

Acontece que não posso alterar o nome da Variável 'Data atendimento' , faço um link dos períodos, por exemplo. Usuário escolhe 2017 e abril como mês e navega entre o template de Desempenho, valores e os demais.  Não entendi porque só esse de Agendamento tá apresentando problemas e dados Nulos, e também só alguns registros.

De fato essa variável tá tendo um grande problema no relacionamento entre os 2 scripts tanto da produtividade quando do Agendamento.

As chaves sintéticas eu não sei o que fazer pra solucionar, pois de fato eu tenho variáveis que precisam estar vinculadas entre um script e outro. Como " Data atendimento" , " Pessoa" , " Produto" , " Usuário abertura".

mario_sergio_ti
Valued Contributor

Amigo, para resolver esta questão, recomendo reparar as associações entre as tabelas;

Provável que exista associações erradas.

Veja;

Chave sintética:

Chaves sintéticas ‒ QlikView

Como tratar chaves compostas entre tabelas:

http://dicasqlikview.blogspot.com.br/2011/02/trabalhando-com-mais-de-uma-tabela-fato.html

chicoparisi
New Contributor II

Obrigado Mario. Não sabia que se eu tivesse outra variável que fizesse relação de um gráfico com outro não precisava usar o mesmo nome de variável para " Data de atendimento".

Deixei a variável " Pessoa " igual nos 2 scripts e mudei o período. E ele continuou fazendo a relação na data, quando seleciono 2017 em um gráfico ele atualiza o outro mesmo não sendo a mesma varíável do período.

Forte abraço, e obrigado mais uma vez.

mario_sergio_ti
Valued Contributor

Feliz pelo progresso amigo;

Sucesso e abraço.