Qlik Community

Qlik Brasil

Group community for Brazil users. discussion only in Portuguese.

Highlighted
Not applicable

Total de divisão entre dimensões errado

Boa tarde,

Tenho um campo (Ticket Médio-Receita) que é uma divisão entre essas dimensões calculadas :

=[Receita]/[Beneficiários Ativos]

O problema: todos os valores desse calculo estão corretos (em cada linha), MENOS no total geral.

É uma tabela simples do tipo gráfico. Com essas propriedades:

Capturar.PNG

As expressões usadas:

Receita: if(TIPO_CONTRATO2 <>'CO' ,Sum(RECEITA_SERV+RECEITA_TAXA), sum(FAT_VALOR_TOTAL))

Beneficiários ativos: Count( DISTINCT {$<PERIODO = ,UD_EXEC = >}  if (US1DATAPRO <= PeriodoSelecionado AND (US1DATAPRE >PeriodoSelecionado OR US1DATAPRE = 0),COD_USUÁRIO))

Gostaria de entender porque só no total esse calculo dá um outro valor.

Obrigada desde já.

Tags (1)
1 Solution

Accepted Solutions
Employee
Employee

Re: Total de divisão entre dimensões errado

Deixa entender,melhor a coluna que você quer calcular é o Ticket Médio, correto?

Tanto marcando pelo "Total da Expressão", quanto pela formula abaixo bate com o Excel que exportei

Sum(Aggr(

if(TIPO_CONTRATO2 <>'CO' ,Sum(RECEITA_SERV+RECEITA_TAXA), sum(FAT_VALOR_TOTAL)) ,

DESC_EMPRESA

))/

sum(Aggr(

Count( DISTINCT {$<PERIODO = ,UD_EXEC = >}  if (US1DATAPRO <= PeriodoSelecionado AND (US1DATAPRE >PeriodoSelecionado OR US1DATAPRE = 0),COD_USUÁRIO)),

DESC_EMPRESA

))

Capturar.PNG

8 Replies
MCampestrini
Valued Contributor

Laryssa

Já tive problemas semelhantes, devido ao resultado da fórmula de cada linha x a linha do total. Analise o resultado de cada linha de resultado e você deve se deparar com algo semelhante.

Crie uma nova coluna com a mesma expressão de ticket médio, mas mudando o Modo total para Soma das linhas.

Márcio Rodrigo Campestrini
Employee
Employee

Sua expressão está marcada para fazer o total pelo resultado da expressão e dependendo das dimensões pode dar diferença

Duas tentativas:

1. Marcar como "Soma das Linhas" ou (desconsidere, já que é uma média)
  2. Sum(if(TIPO_CONTRATO2 <>'CO' ,RECEITA_SERV+RECEITA_TAXA, FAT_VALOR_TOTAL))
Not applicable

Eu já havia tentado como soma das Linhas ele dá um valor muito mais alto, incorreto.

E pela expressão também não deu certo

Employee
Employee

Consegue postar um exemplo do seu qvw?

Abaixo tem um link de como embaralhar as informações

Como obter ajuda? Leia antes de postar

Not applicable

Clever, o estranho é que após eu embaralhar o qvw, o resultado total ficou certo. Sendo que não mudei script nem expressão nenhuma...

Eu estou encontrando tantos bugs, não sei se esse seria também. O cálculo no AccessPoint aparece com valor diferente (e os campos também), enfim... Mas procurei sobre isso.

Estou tentando anexar mas não está indo...

Not applicable

Agora foi rs

Employee
Employee

Deixa entender,melhor a coluna que você quer calcular é o Ticket Médio, correto?

Tanto marcando pelo "Total da Expressão", quanto pela formula abaixo bate com o Excel que exportei

Sum(Aggr(

if(TIPO_CONTRATO2 <>'CO' ,Sum(RECEITA_SERV+RECEITA_TAXA), sum(FAT_VALOR_TOTAL)) ,

DESC_EMPRESA

))/

sum(Aggr(

Count( DISTINCT {$<PERIODO = ,UD_EXEC = >}  if (US1DATAPRO <= PeriodoSelecionado AND (US1DATAPRE >PeriodoSelecionado OR US1DATAPRE = 0),COD_USUÁRIO)),

DESC_EMPRESA

))

Capturar.PNG

Not applicable

Com essa função "Aggr" deu certo agora.

Muito obrigada