Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
filiperbt
Contributor II
Contributor II

Transformar campo em "nulo"

Boa noite srs, tenho uma dificuldade.

Tenho uma tabela que apresenta diversos dados, uma coluna desta tabela utilizo para contar algumas ocorrências num gráfico pizza.

Acontece que nesta coluna existem diversos campos com a informação "\N" que no sistema que é gerado corresponde a quando este campo não é preenchido. Este dado desta forma aparece no gráfico pizza, e é justamente isso que quero evitar.

Já tentei apagar todas as ocorrências na tabela deste .. mas o gráfico pizza em vez de ignorar esse campo, contabiliza e gera um dado de 60% só que sem nome algum.  Gostaria que o Qlik Sense entendesse que esse dado "\N" é nulo, para que eu pudesse utilizar a opção "Incluir valores nulos" do gráfico pizza e simplesmente retirar esse dado da análise.

Existe alguma possibilidade de fazer isto?

1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

A solução do afurtado‌ é a definitiva, mas você pode fazer também no próprio gráfico

Supondo que sua expressão seja Sum(Valor) e seu campo que deve ser anulado tenha o nome de campo

Sum({<campo-={'/N'}>}Valor)

View solution in original post

3 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Filipe,

não sei se você usa a carga de forma "self-service" ou poe a mão no código.....

Se for self-service

1.png

2.png

se for no codigo....

conforme a minha XLS segue codigo exemplo

[Merchant Data]:

LOAD

[Category ID],

[Merchant ID],

[Merchant Name],

[Address],

[Zip],

[Phone Number],

[Merchant Rating],

If (Match([Teste], '/N'), NULL(), [Teste]) AS [Teste]

FROM [lib://ExcelConsiderations_ExampleFiles/Merchant-Category.xlsx]

(ooxml, embedded labels, table is [Merchant Data]);

furtado@farolbi.com.br
Clever_Anjos
Employee
Employee

A solução do afurtado‌ é a definitiva, mas você pode fazer também no próprio gráfico

Supondo que sua expressão seja Sum(Valor) e seu campo que deve ser anulado tenha o nome de campo

Sum({<campo-={'/N'}>}Valor)

filiperbt
Contributor II
Contributor II
Author

Muito Obrigado Alessandro, ótima a resposta e muito completa.